ANÁLISE DE CASOS DE DENGUE NAS GRANDES REGIÕES E UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL COM AUXÍLIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Frederico Uelinton Basso Cotrim
  • Marco Aurélio Arantes Universidade de Ribeirão Preto
  • Silvia Sidnéia da Silva Universidade de Ribeirão Preto
  • Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v7i1.11580

Resumo

Atualmente, no Brasil, a dengue é uma das maiores preocupações em relação às doenças infecciosas, se constituindo em um problema de saúde pública. Trata-se de uma virose transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor, que pica apenas durante o dia. A utilização de Sistemas de Informações Geográficas pode ajudar na análise e no planejamento do combate à dengue, pois estão presentes na vida das pessoas, disponibilizam informações geoespaciais, e por meio de Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS) integram mapas digitais, permitindo diversas aplicações, como por exemplo, dispositivos portáteis de navegação e até mesmo o Google Earth. O objetivo deste estudo é apresentar o uso de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) na análise da evolução da distribuição espacial dos casos de dengue nas grandes regiões e unidades federativas do Brasil. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um software SIG utilizando o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) PostgreSQL 9.5 e sua extensão espacial PostGIS 2.2, o Framework .NET 4.5, a linguagem C# e a biblioteca SharpMap 1.1. Para a base de dados do software foram utilizados dados geográficos disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da empresa privada Gismaps Sistemas. As informações estatísticas referentes à ocorrência dos casos de dengue do período de 1990 a 2014 foram obtidas do Portal da Saúde do Governo Federal. A partir dos resultados apresentados no software foi possível analisar a posição e o percentual de crescimento dos casos de dengue, ao longo dos anos, nas grandes regiões e unidades federativas. O SIG demonstrou ser uma ferramenta valiosa no auxílio ao estudo dos casos de dengue, possibilitando um fácil entendimento de sua distribuição espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Uelinton Basso Cotrim

Analista de Sistemas. Bacharel em Sistemas de Informação. Especialista em Banco de Dados pela Universidade de Ribeirão Preto. Colina-SP - Brasil. E-mail: frederico.cotrim@gmail.com

Marco Aurélio Arantes, Universidade de Ribeirão Preto

Analista de Sistemas. Mestre em Tecnologia Ambiental. Professor Convidado do Curso de Especialização em Banco de Dados da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto-SP -  Brasil.  E-mail: marantes@unaerp.br

Silvia Sidnéia da Silva, Universidade de Ribeirão Preto

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Professora Titular da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto-SP - Brasil. E-mail: sssilva@unaerp.br

Edilson Carlos Caritá, Universidade de Ribeirão Preto

Tecnólogo em Processamento de Dados. Doutor em Clínica Médica - subárea Investigação Biomédica. Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto-SP - Brasil. E-mail: ecarita@unaerp.br

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika. 2017. Disponível em: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2017.

CASANOVA, Marco; CÂMARA, Gilberto; DAVIS, Clodoveu; VINHAS, Lúbia; QUEIROZ, Gilberto R. Bancos de Dados Geográficos. Curitiba: MundoGEO, 2005. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/bdados/index.html>. Acesso em: 10 de dezembro de 2016.

CODEPLEX. SharpMap - Geospatial Application Framework for the CLR. 2016. Disponível em: <http://sharpmap.codeplex.com/>. Acesso em: 11 de dezembro de 2016.

FOLGER, Peter. Geospatial Information and Geographic Information Systems (GIS): Current Issues and Future Challenges. 2009. Disponível em: <http://www.fas.org/sgp/crs/misc/R40625.pdf>. Acesso em: 02 de dezembro de 2016.

GALATI, Stephen R. Geographic Information Systems Demystified. Norwood: Artech House, 2006.

MATTHEW, Neil; STONES, Richard. Beginning Databases with PostgreSQL from Novice to Professional. 2. ed. United States: Apress, 2005.

MEDECINS SANS FRONTIERES. Dengue. 2017. Disponível em: <http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/dengue>. Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

SITE DA DENGUE. Mosquito da Dengue. 2017. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/mosquito_aedes.html>. Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

WATSON, Karli; NAGEL, Christian; PEDERSEN, Jacob H.; REID, Jon D.; SKINNER, Morgan. Beginning Visual C# 2010. Indianapolis: Wiley, 2010.

WORSLEY, John C.; DRAKE, Joshua D. Practical PostgreSQL. Sebastopol: O'Reilly Media, 2002.

Downloads

Publicado

26-10-2017

Como Citar

Cotrim, F. U. B., Arantes, M. A., da Silva, S. S., & Caritá, E. C. (2017). ANÁLISE DE CASOS DE DENGUE NAS GRANDES REGIÕES E UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL COM AUXÍLIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 7(1). https://doi.org/10.18816/r-bits.v7i1.11580

Edição

Seção

Artigos Originais