APP PARA RECONHECIMENTO E ATUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: APOIO AO LEIGO

Autores

  • Vitor Andrade Thomazini Universidade de Ribeirão Preto
  • Silvia Sidnéia da Silva Universidade de Ribeirão Preto
  • Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v7i3.11857

Resumo

O tempo é um fator determinante para a vida de uma pessoa em situação de urgência e emergência, pois conforme preconizado em diretrizes, nos casos de urgência a assistência à vítima deve acontecer em até duas horas da ocorrência do evento, enquanto os casos emergenciais exigem atendimento imediato. Os referenciais teóricos têm apresentado que o leigo é a pessoa que mais acompanha a ocorrência de situações de urgência e emergência e, portanto, precisa estar capacitado para reconhecer sinais e sintomas que diferenciam a urgência da emergência, podendo, a partir da tomada de atitude, atender a vítima com segurança. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de um app para orientar o leigo no atendimento às vítimas em situações de urgência e emergência clínica, auxiliando na localização de serviços de pronto atendimento próximos ao local da ocorrência e na orientação quanto à execução da reanimação cardiopulmonar. O app foi desenvolvido com a utilização do ambiente de desenvolvimento Android Studio Integrated Development Environment e pode ser executado em dispositivos móveis que possuem o sistema operacional Android 4.0.3 ou superior. A interface contempla uma tela com o mapa - Open Street Map - das instituições de saúde que realizam pronto atendimento e outra com os procedimentos para realizar a Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O app pode ser utilizado off-line, após o mapa da referida região já ter sido baixado anteriormente, conectado à Internet. Os procedimentos relativos à reanimação cardiorrespiratória são descritos conforme preconizado nas Diretrizes para RCP e Atendimento Cardiovascular de Emergência da American Heart Association (2015) para atendimento ao adulto. O app implementado poderá ajudar o leigo a identificar situações de urgência e emergência e atender as vítimas de parada cardiorrespiratória, realizando o suporte básico de vida necessário à estabilização da vítima, acometida por essa emergência clínica, até a chegada do suporte avançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA). Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para de RCP e ACE. American Heart Association, 2010.

AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA). Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Destaques da American Heart Association 2015 – Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. American Heart Association, 2015.

BEHAR, P. A.; DORNELLES, L. V.; SCHNEDER, D.; AMARAL, C. B. A validação de objetos de aprendizagem para formação de professores de Educação Infantil. V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Gramado-RS, 22 a 25 de abril de 2008.

DEITEL, P. Android 6 para Programadores - uma abordagem baseada em aplicativos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

FONSECA, A. S.; LOPES, L. L. A.; MARTUCHI, S. D.; DIEGUES, S.R.S. Aspectos éticos e legais nos cuidados de saúde nas situações de urgência e emergência. In: FONSECA, A. S. et al. Enfermagem em Emergências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. cap. 17, p. 53-64.

MOBILE TIME. Uso dos aplicativos móveis cresceu 58% em 2016. 2016. Disponível em: <http://www.mobiletime.com.br/05/01/2016/uso-dos-aplicativos-moveis-cresceu-58-em-2015/425202/news.aspx>. Acesso em 15/01/2017.

RESUSCITATION COUNCIL (UK). Adult Basic Life Support. 2015. Disponível em: <https://www.resus.org.uk/resuscitation-guidelines/adult-basic-life-support-and-automated-external-defibrillation/>. Acesso em 10/01/2017.

RING, M. et al. MobELI-phone dispatch of laypersons for CPR in ou-of hospital cardiac arrest. New England J Med, v. 372, n. 24, p. 2316-2325, 2015.

SEMENSATO, G. M. Avaliação dos resultados do atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre. 2010. 92p. Dissertação (Mestrado em Medicina), Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SILVA, A. F.; ESTEVES, A. M. Suporte Básico e Avançado de Vida. In: FONSECA, A. S. et al. Enfermagem em Emergências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. cap. 17, p. 219-236.

Downloads

Publicado

04-04-2018

Como Citar

Thomazini, V. A., Silva, S. S. da, & Caritá, E. C. (2018). APP PARA RECONHECIMENTO E ATUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: APOIO AO LEIGO. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 7(3). https://doi.org/10.18816/r-bits.v7i3.11857

Edição

Seção

Artigos Premiados