PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Ricardo Henrique Vieira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcia Cunha da Silva Pellense Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marise Soares Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Marsilene Gomes Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Neuma Marinho de Queiroz Costa Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosana Maria Ferreira de Moura Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Medeiros Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Severina Alice da Costa Uchoa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i2.6328

Resumo

Introdução: O Programa Bolsa Família está inserido no contexto das estratégias políticas adotadas para reduzir as desigualdades sociais e de renda no Brasil. O setor saúde tem importante papel na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo programa através do acompanhamento das condicionalidades de saúde. Objetivo: O presente artigo relata a experiência de uma prática na comunidade que teve como objetivo apresentar um instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Foram utilizadas a análise documental e a aplicação de uma ferramenta de autoavaliação elaborada a partir do instrumento de Autoavaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ/AB). Os sujeitos foram os Agentes Comunitários de Saúde de uma Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Município de Natal (RN). A construção dos dados ocorreram durante três momentos: sensibilização e apresentação dos relatórios consolidados do Programa Bolsa Família, leitura e aplicação do instrumento de autoavaliação e análise dos resultados. Resultados: Os achados foram consonantes com os relatórios consolidados do Sistema de Informação do Programa Bolsa Família. Apresentou um instrumento pertinente de autoavaliação com potencial de ampliação nas demais unidades de saúde para auxiliar a gestão local no monitoramento das condicionalidades da saúde. Conclusões: A vivência contribuiu para aumentar o conhecimento dos participantes para a reflexão sobre seus processos de trabalho e para o aprimoramento de habilidades e competências auto avaliativas. Apontou a necessidade de realização de estudos complementares de natureza qualitativa para aprofundamento dos aspectos abordados.

Palavras-chave: Programas de Autoavaliação; Programa Bolsa Família; Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Vieira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Preceptor do Pet-Saúde (UFRN), Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde (UFRN), Dentista da Estratégia Saúde da Família de Natal (RN).

Márcia Cunha da Silva Pellense, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Enfermeira, Especialista em Gerenciamento da Atenção Básica, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN).

Marise Soares Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN).

Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Enfermeira, Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Marsilene Gomes Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) e Universidade Potiguar (UNP), Médica Pediatra, Supervisora do PROVAB (MS/BR).

Neuma Marinho de Queiroz Costa Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Potiguar (UNP), Supervisora do PROVAB (MS/BR), Médica da Estratégia de Saúde da Família de Natal (RN).

Rosana Maria Ferreira de Moura Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Especialista em Saúde Pública e Nutrição Social, Nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP).

Paulo Medeiros Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social/UERJ), Pós-Doutorado (Instituto de Medicina Preventiva/Universidade de Lisboa/Portugal), Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Severina Alice da Costa Uchoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social/UERJ), Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ALMEIDA, F.B., ALMEIDA, L.M.M.C., FERRANTE, V.L.S.B. Avaliação do Programa Bolsa Família na segurança alimentar das famílias rurais do município de Rio Verde, GO: efeitos, entraves e diferenciações. Interações (Campo Grande), v.16, n.2, p.277-287, Dez. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição. Organização Pan-Americana da Saúde. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição. Universidade de Brasília. Curso de auto aprendizado. Matriz de Interfaces do Programa Bolsa Família na Saúde. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Guia para acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família volume I. Guias e Manuais. Brasília, 2010.

CABRAL, M.J. et al. Perfil socioeconômico, nutricional e de ingestão alimentar de beneficiários do Programa Bolsa Família. Estud. av., v.27, n.78, p.71-87. 2013.

CACCIAMALI, M.C., TATEI, F., BATISTA, N.F. Impactos do Programa Bolsa Família federal sobre o trabalho infantil e a frequência escolar. Rev. econ. contemp., v.14, n.2, p.269-301, Ago. 2010.

CAMARGO, P.C., PAZELLO, E.T. Uma análise do efeito do programa bolsa família sobre o desempenho médio das escolas brasileiras. Econ. Apl., v.18, n.4, p.623-640, Dez. 2014.

CAMPARA, J.P., VIEIRA, K.M., POTRICH, A.C.G. Satisfação Global de Vida e Bem-estar Financeiro: desvendando a percepção de beneficiários do Programa Bolsa Família. Rev. Adm. Pública, v.51, n.2, p.182-200, Mar. 2017.

CARVALHO, A.T., ALMEIDA, E.R., JAIME, P.C. Condicionalidades em saúde do programa Bolsa Família – Brasil: uma análise a partir de profissionais da saúde. Saude soc., v.23, n.4, p.1370-1382, Dez. 2014.

COELHO, P.L., MELO, ASSA. Impacto do Programa “Bolsa Família” sobre a qualidade da dieta das famílias de Pernambuco no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, v.22, n.2, p.393-402, Fev. 2017.

GONÇALVES, G.Q., MENICUCCI, T.M.G., AMARAL, E.F.L. Diferencial educacional entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. Cad. Pesqui., v.47, n.165, p.770-795, Set. 2017.

MARIANO, S.A., CARLOTO, C.M. Aspectos diferenciais da inserção de mulheres negras no Programa Bolsa Família. Soc. estado., v.28, n.2, p.393-417, Ago. 2013.

MOREIRA, N.C. et al. Empoderamento das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família na percepção dos agentes dos Centros de Referência de Assistência Social. Rev. Adm. Pública, v.46, n.2, p.403-423, Abr. 2012.

PIRES, F.F., JARDIM, G.A.S. Geração bolsa família escolarização, trabalho infantil e consumo na casa sertaneja (Catingueira/PB). Rev. bras. Ci. Soc., v.29, n.85, p.99-112, Jun. 2014.

RIBEIRO, F.G., SHIKIDA, C., HILLBRECHT, R.O. Bolsa Família: Um survey sobre os efeitos do programa de transferência de renda condicionada do Brasil. Estud. Econ., v.47, n.4, p.805-862, Dez. 2017.

SANTOS, M.C.M. et al. A voz do beneficiário: uma análise da eficácia do Programa Bolsa Família. Rev. Adm. Pública, v.48, n.6, p.1381-1405, Dez. 2014.

SANTOS, T.M., SILVA, S.S.C., KOLLER, S.H. Avaliação de Beneficiárias Ribeirinhas da Amazônia sobre o Programa Bolsa Família. Psic.: Teor. e Pesq., v.33. 2017.

SOUZA, X. R., MARIN, A.H. Intervenção com famílias em descumprimentos das condicionalidades do Programa Bolsa Família. Saude soc., Jun 2017, v.26, n.2, p.596-605, Jun. 2017.

VASCONCELOS, A.M. et al. Programa Bolsa Família e Geração "Nem-Nem": Evidências para o Brasil. Rev. Bras. Econ., v.71, n.2, p.233-257, Jun. 2017.

Downloads

Publicado

20-11-2018

Como Citar

Melo, R. H. V., Pellense, M. C. da S., Almeida, M. S., Pereira, A. K. A. de M., Freitas, M. G., Cunha, N. M. de Q. C., Lima, R. M. F. de M., Rocha, P. M., & Uchoa, S. A. da C. (2018). PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 8(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i2.6328

Edição

Seção

Artigos Originais