TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS TELECONSULTORIAS EM CARDIOLOGIA

Autores

  • Bruno Erick de Barros Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Diniz Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosiane Viana Zuza Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i1.6998

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde do Brasil vem apresentado resultados promissores nas questões relativas à saúde da população, mas ainda enfrenta o desafio das desigualdades tão frequentes. Uma proposta para auxiliar o enfrentamento desse desafio é a telessaúde, prática relacionada à oferta de serviços de saúde utilizando tecnologias de informação e comunicação. Considerando a prevalência das doenças cardiovasculares e seu potencial de morbimortalidade em todo o Brasil, um programa de teleconsultoria em cardiologia pode melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, além de ter relevante importância como ferramenta de educação permanente em serviço.

Métodos: Trata-se de estudo observacional e descritivo que consiste na análise das Segundas Opiniões Formativas em cardiologia atualmente existentes no portal Telessaúde Brasil e das teleconsultorias em cardiologia realizadas no período de abril a novembro de 2014 no núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte.

Resultados: Foram identificadas 56 Segundas Opiniões Formativas relacionadas à cardiologia no portal Telessaúde Brasil, sendo a maioria referentes à hipertensão arterial sistêmica (29%), solicitadas por médicos (59%) e com abordagem sobre aspectos relativos a apoio ao tratamento (30%). No núcleo de Telessaúde do Rio Grande Norte, foram realizadas 47 teleconsultorias em cardiologia, sendo a maior parte delas também relativa à hipertensão arterial (50%), requeridas em sua maioria por agentes comunitários de saúde (45%) e com enfoque direcionado a apoio ao tratamento (52%)

Conclusão: A teleconsultoria representa uma estratégia prática e eficiente, capaz de garantir a oferta de serviços de saúde, alcançando aqueles que vivem em áreas distantes e carentes. Conhecer a demanda das teleconsultorias é de extrema relevância, pois pode fornecer informações necessárias para suprir as deficiências existentes, quer sejam de natureza assistencial, gerencial e/ou educacional.

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Biografia do Autor

Bruno Erick de Barros Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Médico Cardiologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

José Diniz Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rosiane Viana Zuza Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Professora do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

08-05-2015

Como Citar

Lucena, B. E. de B., Diniz Junior, J., & Diniz, R. V. Z. (2015). TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS TELECONSULTORIAS EM CARDIOLOGIA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 5(1). https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i1.6998

Edição

Seção

Artigos Originais