REESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA NO NORDESTE BRASILEIRO.
Resumo
Este trabalho tem por intuito discutir algumas implicações da reestruturação econômica para o Nordeste Brasileiro nos anos 1990. Nesse intuito, procura mostrar que uma das principais características do processo de reestruturação econômica e produtiva se constituiu em um suave processo de desconcentração industrial que beneficiou algumas regiões brasileiras, em especial, alguns poucos e determinados espaços do Nordeste. Esses benefícios ou ganhos recentes implicam em renuncias fiscais que reduzem significativamente a capacidade do Estado de promover maiores investimentos em infra-estrutrutura. A reestruturação produtiva, que através da renovação tecnológica garantiu a determinados segmentos uma elevada flexibilidade nas condições de produção e gestão organizacional, também elevou a possibilidade de mobilidade desse empreendimento, favorecendo, assim, ao término do incentivo, o deslocamento da empresa para outra localidade que concedessem novos incentivos. A renuncia fiscal do ICMS, IPTU e ISS foi o principal mecanismo de acirramento da guerra fiscal. A intervenção do Estado, via competição fiscal, no espaço urbano industrial se constitui como reflexo de um novo contexto socioeconômico e político, no qual o capital em seu processo de acumulação apresenta características de elevada flexibilidade, e o Estado se apresenta em uma crise fiscal profunda. As renúncias fiscais, vistas como “investimentos” por parte dos concedentes, deterioraram as condições financeiras, já fragilizadas dos estados e municípios. Alguns municípios, principalmente os próximos as grandes regiões metropolitanas ganharam postos de trabalhos, reflexo dos investimentos realizados pelo capital que se realocou.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.