GRUPOS SOCIAIS E A VULNERABILIDADE OCUPACIONAL NO BRASIL
UMA ANÁLISE DA DECOMPOSIÇÃO DA EVOLUÇÃO DA TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO PERÍODO 2012-2022
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n2ID37006Resumen
O presente trabalho tem por objetivo principal avaliar a evolução do desemprego nacional, com ênfase aos atributos sociodemográficos e regionais, entre os anos de 2012 e 2022. Empregou-se Análise Estatística Descritiva e Técnica de Decomposição das variações na taxa de desemprego aos microdados PNAD Contínua. Confirma-se a hipótese de que o desemprego impacta, de forma significativa, grupos populacionais, estrutural e socialmente, mais vulneráveis, os quais têm probabilidade maior de permanecerem também na inatividade. A desocupação foi mais acentuada entre mulheres, pretos e pardos (negros), jovens, pessoas com educação de nível médio, residentes das áreas urbanas e das regiões metropolitanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.