A REINVENÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE: AUTONOMIA E PRECARIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2020v9n1ID21566Abstract
Neste artigo discute-se o processo de flexibilização do trabalho e as novas formas de submissão e exploração que reproduzem trabalhadores livres, precários e passivos. O avanço da tecnologia e do sistema de informação vem reforçar a individualização e racionalização do trabalho humano, recriando e ressignificando o lugar do trabalho na vida social. O aumento das ocupações por conta própria, a informalidade do trabalho e o crescimento dos microempreendedores individuais, expressam as condições estruturais de um ambiente econômico em transformação que tende a desenvolver atividades com características de trabalho precário, gerando baixas remunerações e ausência de direitos pelo trabalho, fatores que contribuem para a preservação e reprodução da pobreza e das desigualdades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.