INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS EMPRESÁRIOS E DO EMPREGO (2003-2017)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2022v11n02ID28116Abstract
O presente estudo tem a finalidade de analisar a influência da expectativa dos empresários da indústria de transformação brasileira sobre o emprego da mesma. O período compreendido no estudo é de 2003 a 2017, com a base de dados mensal. Para avaliar os resultados, o método econométrico utilizado foi estimado pelo Modelo Vetor de Correção de Erros (VECM). Os resultados apontam que, no período estudado, a expectativa dos empresários da indústria de transformação influenciou as decisões relacionadas com o emprego desse setor. Sendo assim, um cenário econômico estável proporciona um aumento da confiança dos empresários industriais, fazendo crescer sua expectativa em relação a seus negócios futuros e à economia do país e proporcionando um aumento dos empregos industriais, que podem impulsionar o crescimento da atividade do setor industrial e das demais atividades econômicas do país.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.