GASTOS PÚBLICOS, INFLAÇÃO E DESEMPREGO NA LEI DE OKUN: UMA ANÁLISE SOBRE ALGUNS PAÍSES DA ZONA DO EURO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2021v10n1ID20435Resumen
Este artigo teve o objetivo de analisar, comparativamente, a influência dos gastos públicos sobre a inflação e desemprego na Alemanha, França, Espanha, Grécia, Itália e Portugal, a partir da adaptação conceitual da Lei de Okun, no período 2000/2012. Metodologicamente, usou-se amostragem e estatísticas descritivas para medir o comportamento da inflação e desemprego em relação aos gastos públicos dos países considerados. Finalmente, os resultados mostraram que houve diferenças econômicas entre os países estudados, além da hipótese de repercussões políticas sobre o Banco Central Europeu (BCE) em relação à política econômica da área.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.