DINÂMICA DA MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO NORDESTE: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERÍODO 2002-2016
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2021v10n1ID23756Resumen
Objetiva-se estudar a dinâmica do emprego na construção civil dos estados nordestinos entre 2002 e 2016, com base nos dados do Caged. Os resultados aludem sobre a importância dos Programas de Aceleração do Crescimento I e II e Minha Casa Minha Vida para o setor na Região. O bom desempenho empregatício registrado de 2003 até 2011 reverteu a tendência e começou a declinar nos anos posteriores. A crise econômica brasileira iniciada em 2014 comprometeu todo avançado conquistado. Apesar de todos os estados os níveis de emprego na construção civil fecharam 2016 com resultados negativos, as capitais regionais mais dinâmicas (Fortaleza, Salvador e Recife) apresentaram volumes recordes de contratações que sustentaram a contração dos anos economicamente críticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.