Marketing de conteúdo e Copywriting como estratégia de competitividade no Instagram e Website Institucional: o caso do CCT

Autores

  • Vannessa de Oliveira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Henrique Neves Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Ramiro Rivero Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

marketing digital ; marketing de conteúdo ; Copywriting ; competitividade ; estratégias .

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central compreender como o marketing de conteúdo e o Copywriting podem fomentar a competitividade do Colégio Camilo Toscano, através das plataformas do Instagram e do Website institucional. Para o alcance deste objetivo, buscou-se identificar e caracterizar os conteúdos utilizados como estratégias de marketing no Instagram e no Website institucional; analisar as estratégias de Copywriting em relação ao Instagram e Website; verificar a sintonia dos canais de comunicação quanto ao uso dos conteúdos executados pelo departamento de marketing; e propor um portfólio de estratégias que fomentem a competitividade do CCT. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo e exploratório, do tipo qualitativa, tendo como objeto o Colégio Camilo Toscano, em estudo de caso único. A coleta de dados foi obtida a partir de questionários online e entrevistas semi-estruturadas presenciais e através da análise documental-digital. Quanto à técnica de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados encontrados afirmam que o colégio mencionado utiliza bem o marketing de conteúdo e Copywriting, entretanto, ficou evidente que ainda há uma grande margem para que estas plataformas fomentem ainda mais a sua competitividade. Verificou-se ainda uma falta de sintonia dos canais Instagram e Website, cenário este que possibilitou a sugestão de um portfólio de estratégias de marketing digital para a organização.

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Publicado

16-10-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, V.; HENRIQUE NEVES PEREIRA, M. .; LEANDRO DE ARAÚJO BRITO , M. .; RAMIRO RIVERO GUARDIA , S. . Marketing de conteúdo e Copywriting como estratégia de competitividade no Instagram e Website Institucional: o caso do CCT. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e30465, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/30465. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos