Comportamento pós-uso de eletrônicos: uma análise do descarte de eletrônicos dos estudantes da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS)
Palavras-chave:
Pós-uso de eletrônicos. Comportamento universitário. Descarte de eletrônicos.Resumo
O século XXI é marcado por grandes avanços e surgimento de novas tecnologias, que facilitam o cotidiano das pessoas, mas também geram um aumento no consumo de produtos eletrônicos e, consequentemente, o descarte do lixo eletrônico. Este estudo, foi realizado com estudantes da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (Felcs) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve como objetivo compreender e identificar de forma abrangente os conhecimentos dos graduandos a respeito do descarte pessoal de materiais eletrônicos, explorando seu comportamento pós-uso. Para tanto, foi utilizada uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa online com 29 participantes, com perguntas voltadas ao atingimento do objetivo proposto. Os achados, revelaram que a maioria dos estudantes, substitui seus aparelhos, apenas quando param de funcionar e, que aproximadamente 50%, vendem seus dispositivos antigos ao adquirir novos, com problemas técnicos e acidentes, sendo as principais razões para a substituição. Além disso, foi identificado que 50% dos alunos entrevistados possuem um baixo conhecimento sobre o descarte correto de eletrônicos. Os principais empecilhos ao descarte adequado foram a falta de informação, dificuldade de acesso a coletores específicos, valor econômico investido na compra e a comodidade. Nesse sentido, a investigação corrobora outras na área, e pode auxiliar empresas de eletrônicos a implementarem políticas de retorno de produtos para reciclagem e reaproveitamento, além de fornecer ao governo subsídios para campanhas públicas de incentivo ao descarte correto, atingindo os consumidores de forma mais efetiva.
Downloads
Referências
BORBA, Daniela Meireles. Comportamento pós-compra de produtos eletrônicos: uma proposta avaliativa para o descarte de celulares e computadores. 2012.
CARVALHO, Débora Freitas; BARATA, Ana Júlia Senna Sarmento; ALVES, Ricardo Ribeiro. Logística reversa de lixo eletrônico nas organizações públicas. Ciência e Natura, v. 38, n. 2, p. 862-872, 2016.
E SANTOS, Diego Ygor Silva; DOS SANTOS, José Giovani; FRANÇA, Marconi Luiz. A cultura do descarte: o uso e descarte do celular em Campina Grande. A cultura do descarte: o uso e descarte do celular em Campina Grande, p. 4690-4704 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
FERREIRA, Juliana Martins de Bessa; FERREIRA, Antônio Cláudio. A sociedade da informação e o desafio da sucata eletrônica. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 157-170, 2008.
GAZZALEY, Adam; ROSEN, Larry D. The distracted mind: Ancient brains in a high-tech world. Mit Press, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Altas, 2002.
JONES, C., & Schmid, B. Understanding the adoption of mobile internet services by university students in Germany: A grounded theory approach. Information Systems Frontiers, 20(4), 881-895, 2018.
KIM, Y., & Kim, H. Factors affecting smartphone purchase among Korean university students. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 24(1), 77-90, 2014.
LEE, H., Shin, D., & Lee, J. Understanding factors affecting college students’ smartphone purchase decision: An extended TAM perspective. Information Systems and e- Business Management, 18(3), 583-604, 2020.
STERNBERG, S. Consumer behavior in the smartphone market: Age, gender, and the roles of self-concept. Journal of International Consumer Marketing, 28(2), 103-113, 2016.


