Análise inicial do uso e ocupação em trecho do riacho Ouro Preto – Olinda ⁄ PE - e sua influência para a potencialização de eventos de inundações

  • Ana Márcia M. da Costa

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mostrar um estudo inicial sobre o uso e a ocupação do solo nas margens do riacho de Ouro Preto, bairro de Ouro Preto em Olinda – Pernambuco, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paratibe, sendo um canal fluvial de 1ª ordem afluente do rio Fragoso. A área estudada apresenta uma configuração retilínea, com perfil longitudinal e pontos de maior profundidade, desse modo, o bairro sofre eventos de alagamentos decorrentes do período chuvoso. A intensificação de residências nas margens do canal é uma das causas para ocorrências de enchente no bairro, porém, isso tende a acontecer também por ausência de planejamento e gestão, voltadas para o controle dos dos espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-10-2016
Como Citar
COSTA, A. M. M. DA. Análise inicial do uso e ocupação em trecho do riacho Ouro Preto – Olinda ⁄ PE - e sua influência para a potencialização de eventos de inundações. Revista de Geociências do Nordeste, v. 2, p. 143-151, 27 out. 2016.