Geoprocessamento aplicado ao zoneamento geoambiental: subsídio à implantação de empreendimentos de geração de energia eólica

Autores

  • Welson Aialon Alcaniz dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n2ID10648

Resumo

Este trabalho traz em seu escopo a utilização de técnicas de geoprocessamento aplicadas em um zoneamento geoambiental, referente a um estudo de caso ocorrente no município de Rio do Fogo, litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte. Para desenvolver o trabalho ora apresentado, fez-se necessária a utilização e interpretação de imagens de satélites, ortofotocartas, cartas topográficas e outras bases cartográficas para verificação das áreas a serem zoneadas. Além disso, foram realizadas incursões em campo para adquirir informações georreferenciadas dos elementos ambientais representativos como, por exemplo, a verificação das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das áreas de reserva legal, dos elementos morfoestruturais, fisiográficos, pedológicos, fitofisionômicos, hidrográficos, dentre outros. As informações das unidades geoambientais adquiridas foram agrupadas e trabalhadas em ambiente SIG, onde foi possível classificar e determinar as áreas prioritárias para o zoneamento, a partir de técnicas de vetorização e de análise espacial. Com o resultado do trabalho foi possível classificar Zonas geoambientais prioritárias para a atividade a ser implantada, denominadas de Zonas de Uso Permitido (ZUP), os locais marginais às áreas sensíveis/vulneráveis foram classificadas como Zonas de Uso Permitido com Restrição (ZUPR) e as áreas com restrições totais, seja do ponto de vista ambiental, técnico ou legal, foram classificadas como Zonas de Uso Não Permitido (ZUNP). A partir desta classificação foi possível gerar um produto cartográfico, com uma escala final de trabalho de 1:28000, capaz de auxiliar no planejamento das formas de uso e ocupação da área estudada, sem causar danos aos elementos geoambientais ora citados, bem como atender a legislação ambiental vigente, garantindo o uso racional do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-10-2016

Como Citar

SANTOS, W. A. A. dos. Geoprocessamento aplicado ao zoneamento geoambiental: subsídio à implantação de empreendimentos de geração de energia eólica. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 48–60, 2016. DOI: 10.21680/2447-3359.2016v2n2ID10648. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10648. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos