Contribuições do Geoprocessamento para estudos de risco e vulnerabilidade socioambiental em Natal/RN, Brasil

Autores

  • Yuri Marques Macedo UFRN - Univ. Federal do RN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15243

Resumo

O Geoprocessamento é uma ferramenta muito utilizada e fundamental aos estudos de risco de desastre e/ou vulnerabilidade socioambiental dentro da Ciência geográfica. Estes estudos visam caracterizar, analisar e mapear o risco presente em determinado território. O qual é uma função entre a vulnerabilidade social e os perigos naturais. Deste modo, o geoprocessamento incide fundamentalmente no mapeamento, sobreposição e análise de dados georreferenciados nesta temática. Este artigo consiste no relacionamento entre essas duas áreas do conhecimento geográfico, com ênfase em seus pressupostos teórico-metodológicos. Utilizando-se, como estudo de caso, dois trabalhos realizados em Natal, RN – Brasil. Com escala do próprio município; e outro com escala de detalhe, do bairro Mãe Luiza, marcado por eventos de desastre com grande prejuízo financeiro e até de perda humana associada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Marques Macedo, UFRN - Univ. Federal do RN

Professor de Geografia do IFRN - Campus Pau dos Ferros, Doutorando em Geografia. Também sou Mestre em Geografia (2015), especialista em Geoprocessamento Cartografia Digital (2016) e graduado em Geografia (2012), ambos pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também sou Técnico em Geologia e Mineração (IFRN). Tenho experiência em geoprocessamento e tecnologias geográficas, licenciamento e gestão ambiental, Geologia geotécnica, Hidrogeologia. Atualmente desenvolvo pesquisas na área de geografia física, áreas de risco e vulnerabilidade em Natal-RN e trabalhos principalmente nos seguintes temas: educação ambiental; Tecnologias geográficas, sociedade, Geoprocessamento e recursos naturais, Vulnerabilidade socioambiental.

Referências

ALMEIDA, L. Q. de. Vulnerabilidades Socioambientais de Rios Urbanos: Bacia Hidrográfica do Rio Maranguapinho, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. 2010. 278 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos, INPE, 2001.

CASTRO, A. L. C. Glossário de Defesa Civil: Estudo de Risco e Medicina de Desastres. Ministério do Planejamento e Orçamento. Brasília. 1998, 283p.

CUTTER, S. L. Vulnerability to environmental hazards. Progress in Human Geography, v. 20, n. 4, p. 529-539, 1996.

DNV MANAGE RISCK. Risk - A Word From Ancient Greece: Em Debater E Analisar O Aspecto Do Risco, Você Já Se Perguntou Sobre A Origem Do Termo "Risco"?.Disponívelem: <http://www.dnv.com/focus/risk_ management/more_ information/risk_origin/>. Acesso em: 06 Jun. 2015.

GUERRA, A. J. T et. Al.. Criação de um sistema de previsão e alerta de riscos a deslizamentos e enchentes, visando minimizar os impactos socioambientais no bairro Quitandinha, Bacia do Rio Piabanha (Afluente Do Paraíba Do Sul), Município de Petrópolis-RJ. Anais II Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: Recuperação de Áreas Degradadas, Serviços Ambientais e Sustentabilidade, Taubaté, Brasil, 09-11 dezembro 2009, IPABHi, p. 785-824.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010 - Natal. Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, F. F. G. de. Caracterização e diagnóstico de impactos ambientais em Natal/RN com apoio de geoprocessamento. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFRN, Natal, 2003.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo,

Hucitec, 1996.

VEYRET, Y. Os Riscos: O Homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

MACEDO, Y. M. Contribuições do Geoprocessamento para estudos de risco e vulnerabilidade socioambiental em Natal/RN, Brasil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 44–62, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15243. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15243. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos