Geodiversidade e Geoconservação no setor sudeste do município de Piracuruca (PI)

Autores

  • Marineldo de Brito Lima Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais
  • Michele do Amaral Silva Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolngia do Piauí / Campus Piripiri

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n1ID15553

Resumo

O mapeamento e, a Geoconservação são ações importantes para áreas com relevante Geodiversidade para uso Geoturístico, particularmente associados às paisagens do Nordeste do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivos identificar e caracterizar área com distinta Geodiversidade e potencial Geoturístico na parte Sudeste do município de Piracuruca, que se localiza no Norte do Estado do Piauí, bem como mensurar o seu Valor Turístico (Vtur). Para realizar o estudo utilizou-se de trabalho de campo, bem como uso de produtos cartográficos e instrumentos técnicos, como receptor de GPS e smartphone. Nesse contexto, foi possível caracterizar o Geossítio denominado Pedra do Índio, que se constitui um afloramento da Formação Cabeças e exibe notável relevo ruiniforme. Destaca-se, ainda, que esse afloramento está associado a uma área de deposição e, por conseguinte, gera relevo arenítico com efeitos de poligonação. No local estudado podem ser encontradas pinturas rupestres com motivos geométricos, que representam importantes testemunhos da história da humanidade. Contudo, pode-se destacar que a área pesquisada apresenta-se ameaçada frente à presença humana, principalmente devido à ocorrência de pichações sobre as pinturas rupestres. As informações aqui apresentadas ratificam a demanda pela elaboração de estratégias voltadas a Geoconservação para a área analisada, posto que apresenta relevante Geodiversidade e, como tal, possibilitará o desenvolvimento de Geoturismo, com possibilidade de implantação de atividades educativas, e científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineldo de Brito Lima, Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC/PI). Tem experiência na área de Geografia, atuando nos seguintes temas: Ensino de Geografia Escolar e Geodiversidade.

Michele do Amaral Silva, Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ensino de Geografia e Geodiversidade.

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolngia do Piauí / Campus Piripiri

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de Doutorado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, em regime de Dedicação Exclusiva. É parecerista ad hoc de 10 periódicos científicos, com foco na área de Geografia. Faz parte do Grupo de Estudos em Geografia Física (UFPI), Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (UFPI) e Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IFPI). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Desastres Naturais (Secas e Inundações), Desertificação, Vulnerabilidade social, Unidades de Conservação, Análise e Mapeamento Geoambiental, Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

LIMA, M. de B.; SILVA, M. do A.; DOS SANTOS, F. de A. Geodiversidade e Geoconservação no setor sudeste do município de Piracuruca (PI). Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 73–85, 2019. DOI: 10.21680/2447-3359.2019v5n1ID15553. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15553. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos