Geodiversidade e Geoconservação do estuário e manguezal rio Potengi: teoria e prática com alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino.

Autores

  • Joyce Clara Vieira Ferreira
  • Ana Beatriz Câmara Maciel
  • Cleanto Carlos Lima da Silva
  • Zuleide Maria Carvalho Lima

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16102

Resumo

A educação ambiental serve como uma ferramenta de conscientização e de intervenção, através dela é possível compreender a complexidade dos sistemas ambientais aos quais se está inserido. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi trabalhar a temática da Geodiversidade e Geoconservação do estuário e manguezal do rio Potengi junto aos alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima durante a semana do meio ambiente. Além disso, buscou-se discutir os conceitos de Geodiversidade e Geoconservação, apresentar exemplos de geodiversidade e práticas da Geoconservação no Brasil, além de avaliar o entendimento dos alunos mediante às técnicas de ensino utilizadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: o levantamento bibliográfico acerca da temática da Geodiversidade e da Geoconservação, elaboração de palestra e de duas oficinas voltadas para os alunos; e a realização de trabalho de campo destinado ao estuário e manguezal do rio Potengi, situado na cidade de Natal-RN. Diante disso, ao trabalhar com a temática da Geodiversidade e da Geoconservação de Natal, os alunos puderam conhecer seu município do ponto de vista ambiental e espacial, entender o conceito de Geosiversidade, atentar para importância de conservá-la e desenvolver trabalhos em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

VIEIRA FERREIRA, J. C.; CÂMARA MACIEL, A. B.; LIMA DA SILVA, C. C.; CARVALHO LIMA, Z. M. Geodiversidade e Geoconservação do estuário e manguezal rio Potengi: teoria e prática com alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, p. 191–203, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16102. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16102. Acesso em: 19 abr. 2024.