Geodiversity and Geoconservation of the Potengi river estuary and mangrove: theory and practice with students of the Municipal School Terezinha Paulino
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16102Abstract
A educação ambiental serve como uma ferramenta de conscientização e de intervenção, através dela é possível compreender a complexidade dos sistemas ambientais aos quais se está inserido. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi trabalhar a temática da Geodiversidade e Geoconservação do estuário e manguezal do rio Potengi junto aos alunos do 8º ano da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima durante a semana do meio ambiente. Além disso, buscou-se discutir os conceitos de Geodiversidade e Geoconservação, apresentar exemplos de geodiversidade e práticas da Geoconservação no Brasil, além de avaliar o entendimento dos alunos mediante às técnicas de ensino utilizadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: o levantamento bibliográfico acerca da temática da Geodiversidade e da Geoconservação, elaboração de palestra e de duas oficinas voltadas para os alunos; e a realização de trabalho de campo destinado ao estuário e manguezal do rio Potengi, situado na cidade de Natal-RN. Diante disso, ao trabalhar com a temática da Geodiversidade e da Geoconservação de Natal, os alunos puderam conhecer seu município do ponto de vista ambiental e espacial, entender o conceito de Geosiversidade, atentar para importância de conservá-la e desenvolver trabalhos em equipe.