Análise da interação entre eventos pluviométricos e ações antrópicas como agentes deflagradores de deslizamentos na Zona Norte do Recife
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0ID17964Resumo
Em função das características climáticas do município do Recife e de seus fatores físico-naturais, as chuvas, representam de modo geral, um agente deflagrador de maior influência dos deslizamentos na cidade. O Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que atua de abril a julho, é o principal sistema responsável pela intensificação das chuvas nesse período. As ações antrópicas, por sua vez, atuam como um agente efetivo preparatório, diminuindo o fator de segurança das encostas, já suscetíveis a deslizamentos como as dos Tabuleiros e Colinas da Zona Norte do Recife. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar e demonstrar a atuação das ações antrópicas como principal agente deflagrador dos movimentos de massa associados aos eventos extremos de chuva na Cidade do Recife, com ênfase nos bairros da Zona Norte e no ano de 2017.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela REGNE são disponibilizados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), salvo indicação expressa em contrário no próprio artigo.
Essa licença permite que qualquer pessoa, gratuitamente e sem necessidade de autorização prévia da revista ou dos autores, leia, baixe, copie, reproduza, distribua, compartilhe, pesquise, faça mineração de dados e utilize os artigos para quaisquer finalidades legais, inclusive comerciais, desde que sejam devidamente atribuídos os créditos aos autores e à publicação original.
A atribuição deve identificar, no mínimo, os autores, o título do trabalho, a REGNE como publicação original, o ano de publicação, o DOI ou endereço eletrônico permanente do artigo e a indicação da licença CC BY 4.0.
A licença completa pode ser consultada em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
Português (Brasil)
English




