ESTUDO DA DINÂMICA DA TROPOPAUSA SOBRE NATAL-RN UTILIZANDO-SE DE DADOS DE RADIOSSONDAGENS DE BALÕES METEOROLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18323

Resumo

A tropopausa equatorial terrestre é, em geral, tratada como uma região de modestas variações de temperatura e vista apenas como uma interface entre a troposfera e a estratosfera. No entanto, trabalhos recentes têm sugerido que a tropopausa pode ser fonte de perturbações capazes de afetar localmente o clima troposférico. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma investigação detalhada das características da tropopausa equatorial sobre a região de Natal-RN, utilizando dados de radiossondagens de balões meteorológicos lançados pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), entre os anos de 2010 a 2014. Além disso, comparações com modelos computacionais semi-empíricos como o MSIS-90 mostram divergências com os dados experimentais. Foram analisados um total de 1849 casos, sendo 949 sondagens diurnas e 900 noturnas. Foram comparadas as temperaturas mínimas da tropopausa com relação às estações do ano, e se constatou que o mínimo de temperatura ocorre no outono e o máximo durante o inverno, cujos valores médios são, respectivamente, 189,6 K e 194,5 K.  A explicação proposta para estes resultados, relaciona a precipitação durantes estas estações com a liberação de energia para alta troposfera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e mestrado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é doutorando em Ciências Climáticas. 

Régia Pereira Silva, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Doutora em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas. A ênfase de seu trabalho situa-se em Aeronomia com foco em Ionosfera equatorial e de baixa latitude. Os principais temas de interesse são HILDCAAs, Eletrodinâmica da Ionosfera equatorial, GNSS e Bolhas de Plasma. Anteriormente obteve o título de mestre no INPE (2013), e concluiu a graduação em Física Licenciatura Plena na UFRN (2008).

Elio Pessoa Cazuza, Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte - IESRN

Graduado em Física Licenciatura Plena na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. mestrado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e doutorado em Ciências Climáticas (2018). 

Ricardo Bruno de Araújo Tenório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Geofísica pela UFRN e Mestre CIÊNCIAS CLIMÁTICAS pela UFRN.

Gilvan Luiz Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Geociências e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: medium scale traveling ionospheric disturbances, gravity waves, física da ionosfera, física do clima e formação de professores.

David Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Física da atmosfera pela Universidade de Lisboa (2006). Pós-doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mudanças climáticas, Amazônia, eventos extremos , modelagem clima, meteorologia dinâmica termodinâmica, clima, ciclones extratropicais e inteligência Artificial (e.g. Redes Neurais Artificiais - RNA). é coordenador do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Complexos da UFRN, e coordenador do Projeto "CONEXÕES ENTRE A ZONA DE GELO MARGINAL NOS MARES ANTÁRTICOS E SISTEMAS SINÓTICOS E DE BLOQUEIOS: IMPACTO SOBRE A AMÉRICA DO SUL", projeto este inserido no PROANTAR. Coordenado do Grupo de pesquisa "Modelagem Climática e de Sistemas Complexo" do CNPq/UFRN. Professo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC. e do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas - DCAC. Professor Adjunto VI. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC).

Anderson Luiz Pinheiro de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Doutor em Ciências Climáticas (UFRN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN) e Graduado em Física (UFRN). Pesquisador nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Aeronomia e Geofísica Espacial.

José Humberto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1984), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor Titular da UFRN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo e Materiais Magnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais Magnéticos, Epecroscopia Móssbauer, Materiais Nanoestruturados e Propriedades Físicas de Minerais.

Maurício Lima de Alcântara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Aeronáuticas pela Acadêmia da Força Aérea (1989), graduação em Matemática (2003) e Mestre em Ciências Climáticas (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas. Tem experiência em gestão e administração pública, gestão da qualidade, gerência de recursos humanos, gestão de projetos na área aeronáutica e espacial.

Publicado

24-01-2020

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. P.; SILVA, R. P.; CAZUZA, E. P.; TENÓRIO, R. B. de A.; BORBA, G. L.; MENDES, D.; OLIVEIRA, A. L. P. de; ARAÚJO, J. H. de; ALCÂNTARA, M. L. de. ESTUDO DA DINÂMICA DA TROPOPAUSA SOBRE NATAL-RN UTILIZANDO-SE DE DADOS DE RADIOSSONDAGENS DE BALÕES METEOROLÓGICOS. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 10–17, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18323. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18323. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos