GEOMORFOLOGIA DA PORÇÃO TERMINAL DO BAIXO CURSO DO RIO PARAÍBA DO NORTE-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID18685

Resumo

Este trabalho objetiva compreender o quadro geomorfológico da porção terminal do baixo curso do rio Paraíba do Norte – PB, mediante a classificação e diferenciação cartográfica das unidades de relevos presentes na área de estudo. Adotou-se para o presente trabalho a escala de 1:25.000 que permitiu identificar os seis táxons propostos na metodologia de Ross (1992). O estudo possibilitou conhecer com maior nível de detalhe a geometria e os padrões de relevo existentes na região, onde se destacaram áreas de acumulação e denudação, dentre elas: planícies marinhas, fluviais e flúvio marinhas, formas de terraços e vertentes, falésias, praias, barras arenosas, bancos de areia, paleolinhas de praias, recifes, lagoas antropogênicas, lagunas, dolinas e glacis de sedimentação, além de formas de relevos tabulares e convexos que modelam os tabuleiros litorâneos da costa paraibana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes de Lavor, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE/PPGEOC. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB/PPGG. Graduação em Geografia pela mesma instituição (Bacharelado e Licenciatura). Graduação em Turismo pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP. Especialista em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, CINTEP. Especialista em Geoprocessamento pela Faculdade Integrada de Patos, IFP. Tem experiência nas áreas de Turismo e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Unidade de Conservação, Educação Ambiental, Geodiversidade, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Análise Geoambiental.

Vinicius Ferreira de Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Substituto no Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, na área de Geografia Física. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba - PPGG/UFPB (2017-2020). Mestre em Geografia pelo Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (2016). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia física, Geologia, Geomorfologia e Hidrografia.

Magno Erasto de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), mestrado em geociências pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto ambiental, risco geológico e geomorfologia de área costeira. 

Virginio Henrique de Miranda Lopes Neumann, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bacharel em Geologia (1987) e Mestre pela UFPE (1991), obteve o título de Doutor em Análise de Bacias Sedimentares pela Universidade de Barcelona (1999), e Pós-Doutorado em estudos de Diagênese Estrutural em Fraturas no Bureau de Geologia Econômica da Universisidade do Texas, em Austin, EUA (2005 e 2006). Desde 1992 é professor no Departamento de Geologia da UFPE (desde abril de 2017 Professor Titular). Atualmente desenvolve projetos relacionados a seqüências carbonáticas das bacias do Araripe, Jatobá e Tucano Norte, aplicados na caracterização de reservatórios análogos de hidrocarbonetos e sistemas de fraturas na Bacia do Araripe, e nos carbonatos da Bacia da Paraíba. Estudos da origem, sedimentação, estratigrafia dos carbonatos da Formação Morro do Chaves, Bacia de Sergipe-Alagoas. Sedimentologia, estratigrafia e geoquímica dos carbonatos continentais em sítios do Quaternário no Estado de Pernambuco. As principais áreas de atuação: Sedimentologia e Geoquímica de carbonatos e Estratigrafia e Geomorfologia.

Publicado

24-09-2020

Como Citar

LAVOR, L. F. de; LIMA, V. F. de; ARAÚJO, M. E. de; NEUMANN, V. H. de M. L. GEOMORFOLOGIA DA PORÇÃO TERMINAL DO BAIXO CURSO DO RIO PARAÍBA DO NORTE-PB . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 112–125, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID18685. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18685. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos