DELIMITAÇÃO DAS UNIDADES GEOAMBIENTAIS DA GEODIVERSIDADE DO SETOR COSTEIRO SUDESTE DA ILHA DO MARANHÃO, MA- BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID18750

Resumo

A geodiversidade, que corresponde à variedade de elementos como rochas, minerais, feições geomorfológicas e solos, se constitui como parte importante do sistema ambiental. A divisão de unidades geoambientais com base nas características da geodiversidade apresenta-se como ferramenta de pesquisa essencial para conhecer os processos e interações dos elementos abióticos de uma área, como é o caso setor sudeste da Ilha do Maranhão, que apresenta poucos estudos voltados para a sua geodiversidade. O objetivo da pesquisa foi delimitar as principais unidades geomabientais da área com base na geodiversidade local como forma de congregar informações semelhantes sobre os recursos abióticos e de aumentar o conhecimento sobre o mesmo. Utilizando a abordagem geossistêmica e a partir do levantamentos bibliográficos e cartográficos, uso de SIG´s e atividades de campo, foi feita a delimitação de três unidades geoambientais deste setor: Tabuleiros costeiros, Planície flúvio-marinha e Planície Costeira. Estima-se que este estudo seja base para próximas pesquisas sobre a temática e para o planejamento e ordenamento territorial da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiara Oliveira Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Atualmente, aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. Graduada em Geografia Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão . Técnica em Controle Ambiental formada pela Universidade Estadual do Maranhão. Membro Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais-NEPA/UFMA e do Grupo de Estudos dos Sistemas Ambientais Maranhenses cadastrado na Capes e integrante do Laboratório de Geografia Física-LABGEOFIS/UFRN. Atualmente trabalha com o projeto de doutorado GEOCONSERVAÇÃO E VULNERABILIDADE DE AMBIENTES COSTEIROS: uma proposta de avaliação para o litoral dos municípios de Raposa-MA e Galinhos-RN, Brasil. Atua principalmente nas áreas de Geodiversidade,Geotecnologias aplicada a analise ambiental, Serviços da Geodiversidade, Análise da Paisagem, Vulnerabilidade Ambiental, Turismo e Sustentabilidade, Qualidade ambiental, Educação ambiental.

Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Atualmente estou no Pós-Doutorado pela UFRN. Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade. Tenho experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagem Costeira, Ambiente Costeiro, Praia de Ponta Negra, Monitoramento Ambiental e Uso e Ocupação do Solo.

Marcos Antônio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Projeto Geoparque Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacional e internacional, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema ?Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico?, além do livro "Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar.

Publicado

11-12-2020

Como Citar

RABELO, T. O.; LIMA, Z. M. C.; NASCIMENTO, M. A. L. do. DELIMITAÇÃO DAS UNIDADES GEOAMBIENTAIS DA GEODIVERSIDADE DO SETOR COSTEIRO SUDESTE DA ILHA DO MARANHÃO, MA- BRASIL. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 236–243, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID18750. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18750. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos