FÁCIES E ESTRATIGRAFIA DO CANAL DE MARÉ DO PORTO DA BARRA GRANDE, ICAPUÍ – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18830

Resumo

A planície costeira de Icapuí é composta pela sobreposição de terraços marinhos, cordões litorâneos, lagunas e depósitos eólicos, limitados a sul por uma linha de falésias da Formação Barreiras e cortado, morfologicamente, por canais de maré, situado o Porto da Barra Grande. No geral, a região apresenta caráter regressivo durante o Holoceno Superior, contudo as planícies e os canais de maré podem ser formados em condições completamente distintas. A fim de caracterizar o canal de maré do Porto da Barra Grande diante dos aspectos estratigráficos e faciológicos, destacar a relação entre as fácies e compreender as mudanças de curto e longo prazo que ocorreram na região, foram estabelecidas 16 fácies agrupadas em três estágios de sedimentação ( porções inferior, intermediária e superior) a partir de seis testemunhos retirados na área de estudo. A porção inferior é composta por pacotes lamosos e arenosos muito finos, a intermediária é dominada por sedimentos médios a grossos, alta quantidade de conchas e cascalhos, alto índice ZTR, teor de CaCO3 moderado e baixo de matéria orgânica. A porção superior é composta por areia fina a média, presença de raízes, conchas preservadas, baixo índice ZTR e baixo teor de CaCO3 e matéria orgânica. Interpretou-se a sucessão sedimentar como sendo inicialmente lagunar, seguido por depósitos transgressivos e regressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ian Cerdeirade Oliveira Souza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e está cursando Mestrado em Análise de Bacias pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem experiência na área de geologia do quaternário e geologia marinha. Atualmente exerce a função de Técnico no Laboratório de Solos e Geologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Guilherme Augusto Mendonça Maia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Geociências na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com enfoque no mapeamento dos sedimentos da plataforma continental. Experiência em Geologia Marinha e do Quaternário, prática em atividades embarcadas, coleta e análise de testemunhos.

Narelle Maia Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membra do Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada (LGMA-UFC). Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Ceará com sanduíche em Cardiff University (País de Gales, Reino Unido), mestre em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com dissertação desenvolvida no Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA-UFRN). Possui graduação em Geologia pela UFC (2011). Foi professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI). Trabalhou na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Tem experiência na área de Geociências e Oceanografia, com ênfase em Geologia e Geofísica Marinha, Oceanografia Geológica e Geologia e Geofísica do Petróleo. Os principais interesses em pesquisa são: Evolução dos oceanos, Métodos geofísicos marinhos, Plataforma e Talude continental, Variações do nível do mar, Sedimentação marinha, Canyons submarinos, Monitoramento ambiental, Geohazards, Bacias sedimentares marginais e Margem Equatorial Brasileira.

João Capistrano Abreu Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Geografia/ Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade marinha, Geologia ambiental, Geomorfologia, Geoprocessamento, Zoneamento, Educação ambiental. 

George Satander Sá Freire, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Geologie - Universite de Nantes (1989). Atualmente é Professor Titular, junto ao Departamento de geologia da Universidade Federal do Ceará, professor de graduação dos cursos de Geologia e Oceanografia e de pós-graduação nos Cursos em Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Geologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador dos Laboratórios de Geologia Marinha e Aplicada e de Geoquímica Ambiental do Departamento de Geologia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Marinha, Costeira, Hidrossedimentologia e Ambiental. Foi coordenador do Programa de Geologia Marinha -PGGM- nos períodos de 1997 à 2001 e 2007 à 2011. Orienta alunos na Graduação e Pós-Graduação do Brasil e de outras nacionalidades. 

Luana Nascimento Albuquerque, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda em Geologia na Universidade Federal do Ceará.

Antonio Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Ceará e membro do grupo de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada (LGMA-UFC). Em 2019 participou do Laboratório de Paleontologia (LP-UFC), atuando no tombamento da coleção fóssil e como monitor voluntário na disciplina de Micropaleontologia. Possui interesse em pesquisa nas áreas de Geologia e Geofísica Marinha, Oceanografia Geológica, Geologia Sedimentar, Geologia do Petróleo e Micropaleontologia. Atualmente é monitor bolsista das disciplinas de Sedimentologia e Petrologia/Petrografia Sedimentar, também é Vice-Presidente do Capitulo Estudantil de Geologia do Petróleo da Universidade Federal do Ceará (UFC AAPG Student Chapter).

Publicado

20-06-2020

Como Citar

SOUZA, I. C. O.; MAIA, G. A. M.; ALMEIDA, N. M.; ABREU NETO, J. C. .; FREIRE, G. S. S.; ALBUQUERQUE, L. N.; SILVEIRA, A. D. da S. FÁCIES E ESTRATIGRAFIA DO CANAL DE MARÉ DO PORTO DA BARRA GRANDE, ICAPUÍ – CE. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 49–55, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18830. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18830. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos