IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS DIFERENTES GRAUS DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PB.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19066

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil passou por mudanças significativas em termos da construção das cidades e alguns estudiosos defendem que estes lugares atuam como mecanismos de exclusão, pois os centros são dotados de infraestrutura e as periferias caracterizam-se como um espaço distante e subequipado que predominantemente apresenta populações de baixa renda. Estas características possibilitam o risco e a privação de infraestrutura adequada que produz riscos à saúde humana, qualidade de vida e degradação ambiental, configurando em vulnerabilidade socioambiental. O objetivo do trabalho foi identificar e avaliar as condições de esgotamento sanitário e de abastecimento de água nos diferentes graus de vulnerabilidade socioambiental, pelo uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) do município de João Pessoa, localizado no estado de Paraíba para o ano de 2010. A metodologia consiste na sobreposição cartográfica e espacialização de seis variáveis do Censo Demográfico de 2010 do IBGE e como resultados tem-se que ao relacionar as variáveis elencadas de abastecimento de água e esgotamento sanitário com as classes de vulnerabilidade socioambiental mais intensas (“Alta” e “Muito Alta”), observou-se que a distribuição de água e coleta de esgoto não estão necessariamente relacionadas a áreas de maior vulnerabilidade socioambiental como preconiza a hipótese aplicada ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriza Maria da Silva Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bacharela em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e graduanda em Tecnologia de Geoprocessamento pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com interesse nas áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, Saneamento Básico e Geotecnologias. Prêmio Jovem Pesquisador no XXVII Encontro de Iniciação Científica da UFPB pelo trabalho: "A vulnerabilidade socioambiental dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita: análise têmporo-espacial dos anos 2000 e 2010".

Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Doutorado em Geografia - área de concentração Paisagem e Análise Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná (2013); Mestrado em Geografia - área de concentração Espaço, Sociedade e Ambiente, pela Universidade Federal do Paraná (2007) e graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atua profissionalmente como Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, no curso de graduação em Geografia e em Engenharia Ambiental. Atuou como geógrafa no Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná, coordenando o Departamento de Zoneamento Territorial; como professora de ensino superior na Faculdade Educacional da Lapa - FAEL; na Universidade Federal do Paraná; no Instituto Superior do Litoral do Paraná - Isulpar, na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná e no ensino fundamental e médio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Possui experiência nas disciplinas da área de Geografia Física e Instrumental, e na área de Ensino da Geografia.

Downloads

Publicado

19-06-2020

Como Citar

PEREIRA, F. M. da S.; CUNICO, C. IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS DIFERENTES GRAUS DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PB. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 42–48, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19066. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/19066. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos