ANÁLISE DA VULNERABILIDADE NATURAL À CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA: COMPARATIVO ENTRE A METODOLOGIA GOD E DRASTIC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID19080Resumo
A água é um recurso natural imprescindível para todas as formas de vida, porém, atividades antrópicas, aumento populacional e urbanização estão alterando a qualidade dos mananciais superficiais, tornando indisponível para determinados usos. Surge como alternativa para complementar ou até mesmo substituir o uso da água superficial a água subterrânea, porém, e necessita-se de um controle para que atividades antrópicas não venham a contaminar o aquífero. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo comparar os métodos DRASTIC e GOD na bacia hidrográfica do Rio Vacacaí-Mirim, no estado do Rio Grande do Sul. Ambos os métodos tiveram suas classes de vulnerabilidade entre insignificante e extrema, com maior predominâncias da vulnerabilidade média (DRASTIC) e alta (GOD). O método GOD concentrou 89,91 % da vulnerabilidade em 2 classes (Média e alta), já o DRASTIC apresentou 66,15 % nessas mesmas classes. Assim, o DRASTIC, na área de estudo apresentou, uma maior variabilidade das classes, indicando resultados mais consistentes, e com parâmetros obtidos a campo. Porém, o GOD é mais simplificado pelo número de variáveis necessárias para sua aplicação. Assim, destaca-se a importância da aplicação dessas metodologias para fornecer subsídios para tomadas de decisões para gestores dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela REGNE são disponibilizados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), salvo indicação expressa em contrário no próprio artigo.
Essa licença permite que qualquer pessoa, gratuitamente e sem necessidade de autorização prévia da revista ou dos autores, leia, baixe, copie, reproduza, distribua, compartilhe, pesquise, faça mineração de dados e utilize os artigos para quaisquer finalidades legais, inclusive comerciais, desde que sejam devidamente atribuídos os créditos aos autores e à publicação original.
A atribuição deve identificar, no mínimo, os autores, o título do trabalho, a REGNE como publicação original, o ano de publicação, o DOI ou endereço eletrônico permanente do artigo e a indicação da licença CC BY 4.0.
A licença completa pode ser consultada em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
Português (Brasil)
English




