ESTUDO DA ENTOMOFAUNA DE DIPTERA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID19857

Resumo

O conhecimento da dipterofauna de uma determinada área é de grande importância para conhecer a sua biodiversidade. Pois, alguns dípteros são considerados bioindicadores, demonstrando indícios da qualidade ambiental de uma região. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento da ordem Diptera em diferentes ambientes na Área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias-MA. A área experimental foi dividida em Área 1 (Mata de galeria) e Área 2 (Cerrado). Foram realizadas seis coletas, entre os meses de outubro de 2017/março de 2018. Utilizando armadilhas Provid. Em cada área foram instalados seis transectos paralelos, com distância de aproximadamente 10 m entre si e em cada transecto foram marcadas cinco unidades amostrais equidistantes, onde foram amostrados 30 pontos em cada área, totalizando 60 pontos. O presente estudo obteve um total 1.040 espécimes da ordem Diptera nas duas áreas, sendo 479 espécimes e 22 famílias para a Área I e 561 espécimes e 23 famílias para Área II. O levantamento de famílias da ordem Diptera realizado na Área de Proteção Ambiental do Inhamum aponta a riqueza de espécimes existentes nas áreas destacadas por esse estudo e os estimadores de riqueza mostram que mais pesquisas precisam ser realizadas, pois, devem existir na região espécimes raros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Daiana Araújo da Silva Formiga, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual do Piauí (2006), mestrado em Sistemas Agrosilvopastoris no Semi-Árido pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, caatinga, semiárido, gramíneas, forragem, caprino, macrofauna, mesofauna, bioindicadores e qualidade ambiental. Coordena o Laboratório de Bioindicadores de Qualidade Ambiental no CESC/UEMA. 

Márcia Verônica Pereira Gonçalves, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Técnica em agropecuária pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Caxias. Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Francilene Oliveira Lima, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Bióloga em formação, trabalho com estudo da coleopterofauna do solo.

Alana Ellen de Sousa Martins, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Integrante do Laboratório da Fauna de Solo/LAFS da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Fauna do solo.

Judson Chaves Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.

Francisco Ideilson Lima Soares, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Participou de projetos na área de Ecologia e Bioindicadores de Qualidade Ambiental. Tem experiência na identificação e caracterização de aracnídeos e araneofauna de solo.

Jaqueline Oliveira Moreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura- Universidade Estadual do Maranhão, Campus-Caxias (2019).Graduada em Técnico em Agronegócio- Instituto Federal do Maranhão, Campus-Caxias (2013).Pós Graduanda em Análises Clínicas e Microbiologia-Faculdade de Administração, Ciências e Educação, FAMART. 

Publicado

22-12-2020

Como Citar

FORMIGA, L. D. A. da S.; OLIVEIRA, J. dos S. .; GONÇALVES, M. V. P. .; LIMA, F. O. .; MARTINS, A. E. de S.; RODRIGUES, J. C. .; SOARES, F. I. L.; MOREIRA, J. O. . ESTUDO DA ENTOMOFAUNA DE DIPTERA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO MARANHÃO. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 257–265, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID19857. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/19857. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos