LEVANTAMENTO DA GEODIVERSIDADE DO SETOR NORDESTE DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI/PIAUÍ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID20420

Resumo

A presente pesquisa objetivou levantar a nível exploratório a geodiversidade e o patrimônio geológico/geomorfológico do município de Piripiri/Piauí como suporte a iniciativas de geoconservação e geoturismo, fomentando assim pesquisas relacionadas a estas temáticas, por demais importantes, porém ainda escassas no Estado. Para essa caracterização da Geodiversidade de Piripiri realizou-se a inventariação – segundo a metodologia de Oliveira (2015) – considerando as etapas de identificação, avaliação e seleção dos geomorfossítios do município em questão, contribuindo assim para os estudos relativos à geodiversidade no estado do Piauí. Os locais de interesse geológico/geomorfológico foram inventariados, isto é, identificados/avaliados qualitativamente, em seguida, caracterizados e quantificados. Foram identificados 9 geomorfossítios na porção Nordeste do município, a saber: Geomorfossítios Cachoeira do Bota Fora, Afloramento de Arenito do Bota Fora, Açude Caldeirão, Blocos de Arenito do São Bento, Sítio da Gruta, Casa de Pedra, Pedra da Tartaruga, Pedra do Atlas e Sítio dos Bruxos. Na sequência os mesmos foram avaliados qualitativamente considerando distintos critérios e ranqueados para fins de analise de suas relevâncias. Os geomorfossítios de maior relevância identificados foram Açude Caldeirão, Sítio dos Bruxos, Cachoeira do Bota Fora, Casa de Pedra, Pedra do Atlas, Pedra da Tartaruga e Sítio da Gruta por outro lado os de menores pontuações foram os Blocos de Arenito do São Bento e o Afloramento de Arenito do Bota Fora. Constatou-se de modo geral a necessidade de implantação de infraestrutura nestes geomorfossítios de modo que os mesmos possam ser abertos ao público, para fins geoturísticos, como forma de gerar renda a população do referido município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cassiano Pinto de Amorim, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Acadêmico do Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2020/2022). Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela (2014/2019). Foi bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2016 a 2018, atuando como professor auxiliar no Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, em Teresina - PI.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de sergipe (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É Editora-chefe da Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Ensino em Geografia Física, Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geomorfológico, Geoconservação, Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

19-06-2020

Como Citar

AMORIM, J. C. P. de; AQUINO, C. M. S. de. LEVANTAMENTO DA GEODIVERSIDADE DO SETOR NORDESTE DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI/PIAUÍ, BRASIL . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 36–41, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID20420. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/20420. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos