POLÍTICAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL: A AÇÃO DA OPERAÇÃO PIPA NO CURIMATAÚ PARAIBANO

Resumo

A água sempre apresentou grande importância para as populações, principalmente para as residentes em áreas de escassez, onde as estiagens e secas são comuns. As regiões secas são marcadas por aspectos físicos e naturais que ocasionam aridez em sua paisagem. Essa preocupação com os recursos hídricos torna-se crescente, frente ao contexto de mudanças ambientais. O Semiárido brasileiro, onde situa-se o Curimataú Paraibano, é o exemplo nacional de zonas secas. Ao longo da história, essa região tem recebido ações do Estado brasileiro que possibilitaram a disponibilização e o atendimento da oferta de água, através de políticas hídricas como a açudagem, as tecnologias sociais hídricas, exemplificadas pelas cisternas de placa, e, foco desta pesquisa, a Operação Pipa (OP). A metodologia empregada foi à análise espacial e cartográfica, o qual utilizou as informações do Comando Militar do Nordeste, referentes à OP e através das geotecnologias, foram criados mapas temáticos que subsidiaram a análise. Os resultados obtidos indicam que todos os municípios da região recebiam as ações da OP. Ao todo 1.283 pontos de atendimento eram abastecidos por 154 carros-pipa, que captavam água de quatro mananciais e utilizavam 33 rodovias principais e 763 rodovias rurais, atendendo um total de 57.482 habitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Mestrando em Geografia, sob o enfoque da Gestão do Território e Análise Geoambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGG-UFPB). Integrante do Laboratório de Estudo e Gestão em Água e Território (LEGAT). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq). Atua e desenvolve pesquisas nas áreas da Análise Ambiental e Gestão Territorial dos Recursos Hídricos. 

João Filadelfo de Carvalho Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - PPGG/UFPB, Professor do EBTT na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lotado no DEBAS/CE. Foi Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2007/2009). É Mestre em Engenharia Urbana pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Tecnologia - PPGEUA, (2008). Especialista em Ciências Ambientais pela FIP/PB (2007), Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atua principalmente nos seguintes eixos: Trânsito e transportes, logística, cartografia, geoprocessamento, trabalhos de campo em Geografia e em recursos hídricos, administração pública e privada de projetos, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de demanda social e políticas públicas. Tem experiência na área de ensino em Geografia e Geociências, com ênfase em Geotecnologias. 

Pedro Costa Guedes Vianna, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Geógrafo pela UFRJ (1980), Mestre em Geografia - Conservação e Preservação de Recursos Naturais pela UFSC (1994), Doutor em Geografia Física pela USP (2002). Pós-doutorado na Université du Maine - Le Mans-França (2009-2010). Por 19 anos foi geógrafo do organismo de gestão de águas do Estado do Paraná - atual Instituto Águas Paraná. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Gestão dos Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, Conflitos pela água, Águas subterrâneas, Uso de SIG para gestão de recursos hídricos, Planejamento de bacias hidrográficas, Gestão de água em assentamentos rurais. Membro fundador do GEPAT - Grupo de Estudos e Pesquisa em Água e Territótrio. Leciona Disciplinas na área de Cartografia, Geotecnologias e Recursos Hídricos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG (Mestrado e Doutorado) na UFPB. Professor Visitante na Université du Maine - França - 2014.

Publicado
07-10-2020
Como Citar
FARIAS, T. DA S.; CARVALHO NETO, J. F. DE; VIANNA, P. C. G. POLÍTICAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL: A AÇÃO DA OPERAÇÃO PIPA NO CURIMATAÚ PARAIBANO . Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 2, p. 166-177, 7 out. 2020.
Seção
Artigos