O AVANÇO DO USO DE FERRAMENTAS GEOESPACIAIS NA GESTÃO DE ÁREAS ÚMIDAS CONTINENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20843

Resumo

As áreas úmidas continentais são ecossistemas fundamentais para a fauna, flora e o bem-estar da humanidade. A compreensão deste sistema é substancial para a manutenção de seu equilíbrio e reduzir possíveis impactos antrópicos. Essa pesquisa objetiva levantar o progresso das publicações científicas sobre áreas úmidas continentais que utilizem geotecnologias para análise do uso e cobertura do solo. Os principais artigos se referiam a duas vertentes: uma sobre a criação, atualização e aperfeiçoamento de técnicas, métodos e bancos de dados, e a outra no tocante ao monitoramento e avaliação de possíveis impactos. Foram localizadas 2.157 publicações desde a primeira publicação em 1977 até a última no fim de 2019. O conjunto apresentou em sua maioria resultados no formato artigo, com um total de 71,74% (1.548) das publicações, seguido de 22,97% (495) de anais de evento, 1,86% (40) de capítulos de livros, 1,72% (37) de artigos de revisão, e por fim, 1,72% (37) de outros tipos de documentos. As pesquisas acerca do uso e cobertura do solo em áreas úmidas com geotecnologias têm mantido um crescimento anual quase constante com uma média de citação considerável e crescimento exponencial que indica uma intensificação na discussão sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Taborda Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Arquiteta e urbanista mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e especializada em Arquitetura, Construção e Gestão de Empreendimentos Sustentáveis. Tem experiência profissional na área de Conforto Ambiental, Paisagismo, Luminotécnica e Projeto de Interiores. Atualmente trabalha com sensoriamento remoto.

Dhonatan Diego Pessi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017), mestre em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso na área de Tecnologias Ambientais (2019), e doutorando em Tecnologias Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente trabalha no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais da UFMS. Trabalhou como estagiário no Laboratório de Geoprocessamento e Veículos Aéreos não Tripulados (VANT) do ICAT (Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas). Também foi colaborador e pesquisador no Laboratório de Geotecnologia do NUPEC (Núcleo de Pesquisa do Cerrado) na UFR. Trabalha com sensoriamento remoto com imagens orbitais (satélites) e imagens aéreas (RPA), nas linhas de gestão dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e agricultura de precisão. Possui experiência na área de geotecnologias aplicada às ciências agrárias e ambientais. Também possui experiência em geoestatística na análise estatística e aplicação de sistemas de modelagem a partir de dados rasters provenientes de imagens de RPA (Remotely-Piloted Aircraft) no sistema R Core Team.

Eliane Guaraldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Associado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação, Mestrado e Doutorado USP Estruturas Ambientais Urbanas. Pos Doutorado em Gestão Urbana na PUC Campinas. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais. Foi coordenador de Graduação em Arquitetura e Urbanismo 2013-2014, de Especialização Abordagem Contemporânea na Arquitetura e na Cidade 2016; docente de Especialização na FAU-USP (1989-1991); coordenador do Laboratório da Paisagem. Líder do Grupo de Pesquisa ARBOREA Arborização, Recursos Naturais e Sustentabilidade. Associado Sociedade Brasileira de Arborização Urbana SBAU. Membro da International Society of Arboriculture ISA. Membro do CBCN – Comitê Brasileiro de Certificação e Normalização em Arborização Urbana. Ensino, pesquisa e projetos na área de Urbanismo, Paisagismo, Planejamento da Paisagem e Silvicultura Urbana.

Antônio Conceição Paranhos Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

É Professor Titular da UFMS. Geólogo pela UFPR (1991), possui Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Geologia Ambiental pela UFPR - Foi Bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche na Universidade de Siena (Itália, em Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia Digital). 
Desenvolveu seu estágio de Pós-Doutorado no IGc da USP (2011 - bolsista PDS-CNPq) onde também obteve sua Livre Docência em 2015. É orientador de Mestrado e Doutorado. Atualmente coordena o LabGis - Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais da FAENG-UFMS. Atua e já atuou em colegiados de programa de pós-graduação, bem como de graduação, além de já ter atuado na administração universitária (Coordenação do PIBIC Institucional. Coordenador de Pesquisas da PROPP-UFMS, entre outros). Tem atuado como Consultor ad hoc para o CNPq, CAPES, FAPs e várias revistas científicas. 
 Possui experiência em Geotecnologias aplicadas às Geociências, à Saúde e ao Meio Ambiente, com ênfase em Geologia Ambiental.

Publicado

05-12-2020

Como Citar

SILVA, I. T.; PESSI, D. D.; GUARALDO, E.; PARANHOS FILHO, A. C. . O AVANÇO DO USO DE FERRAMENTAS GEOESPACIAIS NA GESTÃO DE ÁREAS ÚMIDAS CONTINENTAIS . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 223–235, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20843. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/20843. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos