PERTURBAÇÕES NO CAMPO GEOMAGNÉTICO CAUSADAS PELO TERREMOTO E PELO TSUNAMI DE MAULE, CHILE (2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID21687

Resumo

Este estudo foca na análise das perturbações do campo geomagnético que estão relacionadas com o terremoto, e consequente tsunami, que ocorreram em 27 de fevereiro de 2010 em Maule, no Chile. O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão dos processos físicos envolvidos nos acoplamentos Tsunami-Atmosfera-Ionosfera (TAI) e Litosfera-Atmosfera-Ionosfera (LAI). Para isto, foram utilizados registros de magnetômetros fluxgate medidos em superfície fornecidos pelo projeto LISN (do inglês Low Latitude Ionospheric Sensor Network). A metodologia de filtragem do sinal por remoção da tendência relacionada à influência solar (linha de base Sq, do inglês Solar quiet) considerando os cinco dias geomagneticamente mais calmos foi aplicada. Os resultados mostraram distúrbios geomagnéticos, em ambas componentes H e Z, nos dados filtrados que ocorreram quase instantaneamente ou com atraso de até 100 minutos após a chegada do tsunami. Estes distúrbios são atribuídos aos mecanismos oceânico e ionosférico. Estudos como esse são importantes para uma futura condição de previsão e alerta de desastres dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Klausner, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Coordenadora do curso de Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - FEAU, da Universidade do Vale do Paraíba - Univap. Atualmente, também é membro do programa de pós-graduação em Física e Astronomia no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Possui graduação em Engenharia Elétrica (2005) e mestrado em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2007), e doutorado em geofísica no Observatório Nacional no Rio de Janeiro (2012). Atua na área de processamento de sinais, tendo experiência na utilização, desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de análise Wavelet, funções ortogonais empíricas, transformada Hilbert-Huang, transformada de fourier, métodos estatísticos, técnicas de filtragem de sinais, entre outras. Também, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia e Geofísica espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: ionossonda, ionosfera, região f, ondas de gravidade, geomagnetimo, tempestades geomagnéticas, campos magnéticos induzidos por tsunamis e clima espacial. Atualmente, a pesquisadora tem 21 artigos científicos em revistas com política editorial seletiva onde em 10 (~ 50%) desses é o primeiro autor, e em 6 (~ 30%) é o segundo autor o que demonstra a sua indepedência na carreira científica. Também, participou do Projeto de Extensão Universitária Projeto Rondon - Operação João de Barro, em Santa Rosa do Piauí-PI, em 2019. 

Marina Vedelago Cezarini, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Aluna do quinto período em Engenharia Elétrica na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. Iniciou sua carreira científica em 2018 como aluna voluntária de iniciação científica e em um curto período, concebeu uma bolsa de Iniciação Científica pelo órgão de fomento CNPQ. Atualmente está desenvolvendo o projeto com título "Análise Multi-instrumental do Clima Sísmico na América do Sul", processo 126499/2019-5 na área de Geociências sob orientação da Profª Doutora em Geofísica Espacial, Virgínia Klausner, no programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UNIVAP. 

Thiago de Almeida Santos, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP.

Publicado

27-12-2020

Como Citar

KLAUSNER, V.; CEZARINI, M. V.; SANTOS, T. de A. PERTURBAÇÕES NO CAMPO GEOMAGNÉTICO CAUSADAS PELO TERREMOTO E PELO TSUNAMI DE MAULE, CHILE (2010). Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 283–291, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID21687. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/21687. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos