Caracterização química, mineralógica e geotécnica de sedimentos da formação barreiras e pós-barreiras - litoral sul do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2022v8n2ID23638

Resumo

A Formação Barreiras, de origem sedimentar, se estende ao longo do litoral brasileiro e tem sido objeto de diversas pesquisas, devido sua extensão e variabilidade espacial, além de se encontrar numa região intensamente povoada e de elevado interesse econômico. Sobre ela encontra-se uma camada de sedimentos do Quaternário, denominados de Pós-Barreiras. O objetivo deste trabalho é o estudo das propriedades químicas, mineralógicas e geotécnicas de sedimentos da Formação Barreiras e Pós-Barreiras, localizadas no litoral sul do Rio Grande do Norte. Foram coletadas amostras de diferentes pontos para a realização de ensaios de fluorescência de raios-x, espectrofotometria de absorção atômica, difração de raios-x e análises através do microscópio eletrônico de varredura. As propriedades geotécnicas foram determinadas a partir de ensaios de granulometria, limites de liquidez e plasticidade e massa específica dos sólidos. Os resultados das análises químicas apresentaram  sílicio, alumínio e ferro como principais elementos químicos. Os sedimentos da Formação Barreiras apresentaram elevadas concentrações de ferro e ocorrência dos minerais quartzo, caulinita, hematita e goetita. Os sedimentos Pós-Barreiras apresentaram quartzo, nacrita e anatásio e foram classificados como SC ou SC-SM de baixa a média plasticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisyanne Vasconcelos Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

É engenheira civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É mestre em Geotecnia pela UFRN. Tem ênfase em Obras de Terra e Enrocamento e Mecânica dos Solos.

Olavo Francisco dos Santos Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Professor Titular lotado no Departamento de Engenharia Civil, atuando na área de Geotecnia. Trabalha na UFRN desde 1993. Atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e nos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Participa da Base de Pesquisa Geotecnia, Usos do Solo e Meio Ambiente. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Maria del Pilar Durante Ingunza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Geóloga, Universidad Complutense de Madrid (1989), Mestrado na área de Meio Ambiente- Avaliação de impactos ambientais- Universidad Politécnica de Madrid (1992)), Doutorado na área de Saneamento Ambiental - Universidad Politécnica de Madrid (1997). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. Atua na área de pesquisa de Sustentabilidade Ambiental, com ênfase na reciclagem de resíduos, principalmente resíduos de mineração e lodo de esgoto. 

Osvaldo de Freitas Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2006), Mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo - EESC (2008) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Rio Grande do Norte, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e em Engenharia Civil (PEC-UFRN). Tem como principais interesses em pesquisa: Fundações, Estabilidade de Encostas, Ensaios de Laboratório e de Campo em Solos Saturados e Não Saturados, Estruturas de Contenção, Melhoramento de Solos e Simulações Numéricas de Problemas de Engenharia Geotécnica. Tem diversos trabalhos publicados em revistas, congressos e simpósios de nível nacional e internacional e experiência na elaboração de Projetos e prestação de Consultoria e Assessoria Técnica em Geotecnia.

Publicado

15-09-2022

Como Citar

FREIRE, L. V.; JÚNIOR, . O. F. dos S.; INGUNZA, M. del P. D.; CHAVES, L. F. M.; NETO, O. de F. Caracterização química, mineralógica e geotécnica de sedimentos da formação barreiras e pós-barreiras - litoral sul do Rio Grande do Norte, Brasil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 76–90, 2022. DOI: 10.21680/2447-3359.2022v8n2ID23638. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/23638. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos