VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS DE CAATINGA

Resumo


A vegetação de Caatinga compreende cerca de 80% da região Nordeste e 11% do território nacional. Este bioma é predominantemente constituído de espécies vegetais de porte arbóreo e arbustivo, o que garante uma complexa heterogeneidade na cobertura vegetal. Entender os processos biofísicos associados à esta variação é de suma importância para compreender os processos ecossistêmicos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a variação espaço-temporal dos índices vegetativos e evapotranspiração em fragmentos de Caatinga com diferentes fitofisionomias, localizados no município de Bom Jesus, Piauí. As imagens utilizadas foram provenientes dos sensores OLI e TIRS do satélite Landsat 8, para as áreas onde houve a identificação de três fragmentos da Caatinga, Caatinga arbórea (CAbo), Caatinga arbórea-arbustiva (CAb) e Caatinga arbustiva (CAbu). Através do processamento do algoritmo do SEBAL, obteve-se os índices de vegetação NDVI, SAVI e IAF e índices biofísicos de Temperatura da superfície (Ts) e Evapotranspiração (ETr). Observou-se que em relação aos índices de vegetação médios, os fragmentos apresentaram distinção entre a cobertura e densidade vegetal, estando associados a variações de Ts e ETr, nos quais foi notável a ocorrência de menores temperaturas e maiores ETr em áreas que apresentaram maiores densidades vegetais. Dessa forma, ressalta-se a relevância da cobertura vegetal para a manutenção dos processos biofísicos na superfície terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Gurgel Pessoa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Engenharia agronômica (UFERSA), Mestre em Engenharia agrícola (UFRPE) e doutorando em Agronomia. Desenvolve pesquisa na área de telhados verdes.

Publicado
14-10-2021
Como Citar
GOMES BEZERRA DE MELO, C.; SIQUEIRA TAVARES FERNANDES, G.; MARCOS OLIVEIRA LOPES, P.; BARBOSA DE OLIVEIRA, V.; PESSOA, V. G. VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS DE CAATINGA . Revista de Geociências do Nordeste, v. 7, n. 2, p. 253-259, 14 out. 2021.
Seção
Artigos