SEISMIC INTERPRETATION AND 3D STRUCTURAL MODELING IN THE BARREIRINHAS BASIN (MARANHÃO, BRAZIL)

Resumo


Descobertas de hidrocarbonetos nas bacias da Margem Equatorial Africana e no Golfo da Guiné impulsionaram o interesse exploratório nas bacias da Margem Equatorial Brasileira, por terem estado juntas antes da Deriva Continental. Este interesse surgiu pois ambas margens equatoriais da América do Sul e a Africana são consideradas análogas. A Bacia de Barreirinhas é uma bacia sedimentar integrante da Margem Equatorial Brasileira. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da interpretação sísmica e da modelagem 3D estrutural, no contexto da tectônica gravitacional, em uma área com cobertura sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas. Mapeou-se o domínio compressional de um sistema extensivo-compressivo. Identificaram-se falhas inversas e falhas de empurrão, dobras relacionadas a falhas, como dobra de inflexão de falha (fault bend fold) e dobra de propagação de falha (fault propagation fold), por vezes acompanhadas de feições de retro-empurrão (backthrust) em águas profundas à ultraprofundas. O modelo 3D estrutural permitiu a representação das variações geométricas presentes na área de estudo. As novas informações serão importantes na identificação e avaliação de estruturas potenciais para acumulações de hidrocarbonetos e podem auxiliar em estudos de caracterização do reservatório, contribuindo para a evolução do conhecimento da Margem Equatorial, principalmente na Bacia de Barreirinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoliny Gusso Conte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharel em Geologia, Departamento de Geologia. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre/ES, Brasil.

Pedro Andrés Chira Oliva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Geofísica, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, PA, Brasil.

Publicado
02-08-2021
Como Citar
CONTE, K. G.; OLIVA, P. A. C. SEISMIC INTERPRETATION AND 3D STRUCTURAL MODELING IN THE BARREIRINHAS BASIN (MARANHÃO, BRAZIL). Revista de Geociências do Nordeste, v. 7, n. 2, p. 80-91, 2 ago. 2021.
Seção
Artigos