Método da Eletrorresistividade aplicado à variação temporal do nível freático do aquífero alter do chão, em Santarém, Pará.
Electrical Resistivity method applied to the temporal variation of the groundwater level of the Alter do Chão aquifer, in Santarém, Pará.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2023v9n1ID31205Resumo
A partir da observação alagamentos permanentes nas proximidades da Universidade Federal do Oeste do Pará, este estudo teve como objetivo verificar a oscilação do nível freático do aquífero livre da Formação Alter do Chão e a possível relação com os alagamentos permanentes da área de pesquisa. Na área de estudo foram aplicadas as técnicas da Sondagem Elétrica Vertical e do Caminhamento Elétrico. As medidas das sondagens elétricas verticais permitiram identificar como uma 1ª camada associada ao solo, com espessura média de 1,42 m e resistividade aparente de ≅1000Ωm, uma 2ª camada com espessura média de 10,91 m e uma anomalia altamente resistiva de ≅4600Ωm e uma 3ª camada com queda abruta da resistividade (≅300Ωm) aos 12,34 m de profundidade média. A Sondagem Elétrica vertical foi realizada por 5 vezes no mesmo local no período de dezembro de 2017 a junho de 2018, permitindo a correção da variação do nível freático com a pluviosidade no mesmo período. Os resultados indicam oscilação do nível d’água do aquífero livre da Formação Alter do Chão no período estudado em 7 m. O Caminhamento Elétrico possibilitou associar a anomalia altamente resistiva da 2ª camada a Cobertura Laterítica Matura a qual é a principal causa dos alagamentos na área investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Geociências do Nordeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.