Aplicação da Geodiversidade e suas abordagens no geopatrimônio pernambucano: Um estudo de caso

Application of Geodiversity and its approaches in pernambuco geopatrimony: a case study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33292

Resumo

Este artigo proporciona uma identificação da aplicabilidade dos conceitos de geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geoeducação voltado ao estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. A metodologia adotada foi a de revisão de literatura baseada na consulta de dados publicados em plataformas digitais, periódicos, anais de eventos e repositórios nacionais e internacionais pertinentes ao tema, dentro de uma escala de análise temporal dos últimos 20 anos. Sabe-se que ambos os conceitos estão ganhando grande relevância na contemporaneidade dentro das geociências, geografia e áreas afins, proporcionando um olhar diferenciado aos elementos abióticos e a sua manutenção e/ou conservação às futuras gerações. Sabe-se que boa parte desses elementos da geodiversidade permitem compreender a evolução dos processos exógenos, endógenos e das paleopaisagens, tornando-os verdadeiros testemunhos da evolução da Terra. A diretriz norteadora é o conhecimento e/ou avanço da utilização desses conceitos e práticas no viés da promoção do território atrelado a práticas ecológicas e de um turismo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Rodrigo Paulino de Arruda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS/DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Doutorando em Geociências - UFPE. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Licenciado em Geografia (DCG/CFCH) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Geografia Física. Participante/Colaborador no Grupo de Estudos de Estudos em Mapeamento Geomorfologico e do Quaternário Continetal com ênfase na Geomorfologia do Nordeste, Coordenado/Orientado pela Professora Doutora Danielle Gomes da Silva no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Ciências Geográficas (CFCH/DCG) da Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de 2016 a 2018. Tem experiência na área de Geociências (Geografia Física) atuando principalmente com os temas: semi-árido, sedimentação, quaternário e mudanças ambientais

Gorki Mariano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Geology (MSc)- The University Of Georgia - USA (1984) e doutorado em Geology (PhD) - The University of Georgia (1988). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia ígnea.Atuaem outras área das geociências principalmente nos seguintes temas: geodiversidade, geoturismo, geoquimica, Provincia da Borborema (Petrologia ígnea, geoquímica, Geologia estrutural, Anisotropia de susceptibilidade magnética) e mapeamento geológico.

Thaís de Oliveira Guimarães, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE/PETROLINA). Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco - Linha de pesquisa: Geologia Sedimentar e Ambiental. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro (UTAD - Portugal - Ano de 2015 pela CAPES). Mestre em Geociências pela UFPE (2013). Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB (2010). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física: Paisagem e Meio Ambiente. Trabalha principalmente com inventário do Geopatrimônio (Geoheritage), estratégias de Geoconservação, Geoparques, Geoturismo e divulgação das Geociências nos espaços formais e não formais de ensino por meio da elaboração e aplicação de material geoeducativo. Recebeu menção honrosa do prêmio de Teses CAPES 2017, pelo reconhecimento da relevância do trabalho nas geociências e o Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo destacado desempenho e Tese no Programa de Pós-Graduação em Geociências durante o período 2008 a 2018 do Programa de Pós-Graduação em Geociências - UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa em Geodiversidade, Paisagem e Patrimônio - GPGPP - CNPq. É Coordenadora da Rede de Estudos em Geoeducação, Geocomunicação e Sustentabilidade - REGECOS. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE - UPE/Petrolina). Colaboradora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (CGeo - Portugal). Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia UPE/Petrolina (Gestão 2023-2024). 

Danielle Gomes da Silva Listo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e Pós-Doutorado em andamento no Instituto de Geografia da Universidad de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão da Profa. Emérita Dra. Claudia Eleonor Natenzon. Docente da Universidade Federal de Pernambuco e líder do Grupo de Estudos em Mapeamento Geomorfológico e do Quaternário Continental (GEODEQC), vice-líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies (ENPLAGEO), Coordenadora do Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (GEOTEC), e Vice-tutora da Empresa Júnior MapGeo Jr. Soluções Geográficas, ambos lotados na Universidade Federal de Pernambuco, onde atua como pesquisadora. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, Paleoclimatologia, Cartografia Geomorfológica, Geomorfologia de Ambientes Semiáridos, Relação Solo X Paisagem e Vulnerabilidade socioambiental à seca meteorológica.

 

Publicado

07-05-2024

Como Citar

ARRUDA, I. R. P. de; MARIANO, G.; GUIMARÃES, T. de O.; LISTO, D. G. da S. . Aplicação da Geodiversidade e suas abordagens no geopatrimônio pernambucano: Um estudo de caso: Application of Geodiversity and its approaches in pernambuco geopatrimony: a case study. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 290–316, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33292. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/33292. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos