Seria a abundância de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) em reservatório do semiárido brasileiro influenciada pela sazonalidade climática e cobertura da terra?

Would the abundance of Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) in a Brazilian semiarid reservoir be influenced by climatic seasonality and land cover?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33634

Resumo

Este estudo investigou como a sazonalidade climática, volume e cobertura da terra afetam a abundância da população do peixe não nativo Plagioscion squamosissimus (HECKEL, 1840) no reservatório de Santa Cruz, município de Apodi, Rio Grande do Norte. Foram coletados peixes em oito pontos durante as estações seca e chuvosa de 2013, 2015 e 2017. Dados de temperatura, precipitação, volume do reservatório e cobertura da terra foram analisados. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas na abundância de peixes entre os anos, trimestres e períodos de chuva e seca. O volume do reservatório, temperatura, precipitação, área de lâmina de água e algumas categorias de cobertura da terra não afetaram a quantidade de peixes coletados. No entanto, áreas descobertas tiveram efeito negativo na abundância de peixes, devido à entrada de sedimentos e detritos. Por outro lado, a presença de vegetação herbácea teve efeito positivo. Esses resultados ressaltam a importância da cobertura da terra e da vegetação na dinâmica de populações de peixes em ecossistemas aquáticos, fornecendo informações relevantes para a conservação da biodiversidade e o manejo de reservatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Carvalho Araújo, UERN

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019) e Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2022).

Jonnata Fernandes de Oliveira, Instituto Federal do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (2011) e Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN (2014). Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA (2017). Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN (2017). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (CNPq: 2018-2021). Atualmente é Professor EBTT (DIII, Nível 2) do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará - Campus Jaguaribe, onde ministra as disciplinas de Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Ecologia Regional. Membro titular do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, CONDEMA do município de Jaguaribe, CE. Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro nos ambientes: Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Zona costeira, Semiárido, Caatinga, Cerrado e Pantanal.

Jean Carlos Dantas de Oliveira, UERN

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2015). Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2020). Atualmente é professor de Biologia do Instituto Federal da Paraíba - Campus Patos. Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em comunidades e ecologia trófica de peixes e Anfíbios do bioma Caatinga.

Danielle Peretti, UERN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1997), especialista em ecologia (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua nos temas: ecologia alimentar de peixes, planície de inundação e ambientes aquáticos continentais pertencentes ao bioma Caatinga.

Publicado

11-06-2024

Como Citar

ARAÚJO, . F. de C. .; OLIVEIRA, J. F. de; OLIVEIRA, J. C. D. de .; PERETTI, D. Seria a abundância de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) em reservatório do semiárido brasileiro influenciada pela sazonalidade climática e cobertura da terra? Would the abundance of Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) in a Brazilian semiarid reservoir be influenced by climatic seasonality and land cover? . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 479–492, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33634. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/33634. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos