Ictiofauna em três reservatórios do Rio Apodi-Mossoró, semiárido brasileiro, antes da transposição do Rio São Francisco

Ichthyofauna in Three Reservoirs of the Apodi-Mossoró River, Brazilian Semiarid, Before the Transposition of the São Francisco River

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34680

Resumo

O projeto de Transposição do Rio São Francisco poderá afetar os reservatórios receptores devido à modificação das características ambientais e a possível introdução de novas espécies, ocasionado a homogeneização biótica e das características da água. Este estudo teve como objetivo analisar a composição de peixes em três reservatórios (Santa Cruz, Umari e Pau dos Ferros) da bacia do Rio Apodi-Mossoró antes da transposição. A amostragem foi realizada trimestralmente em vários pontos, utilizando redes de emalhar. Os peixes foram identificados e avaliados quanto a sua origem (nativos, alóctones e exóticos). Para avaliar a eficácia da metodologia de captura, foram geradas curvas de acumulação de espécies para cada reservatório, estimando a riqueza de espécies ao longo dos meses. Foram registradas 22 espécies pertencentes a 11 famílias e três ordens, sendo 81,82% nativas, 13,64% alóctones e 4,54% exóticas. A ordem Characiformes foi a mais representativa, seguida por Perciformes e Siluriformes. As famílias mais diversas foram Characidae, Cichlidae e Loricariidae. Houve similaridade na abundância de espécies nativas, alóctones e exóticas entre os reservatórios. Considerando a escassez de estudos sobre a composição taxonômica em ecossistemas semiáridos, os resultados deste estudo fornecem uma referência importante para futuras pesquisas sobre a conservação de peixes nativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônnata Fernandes de Oliveira, IFRN

Graduado em Ciências Biológicas (2011) e Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN (2014). Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA (2017). Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN (2017). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (CNPq: 2018-2021). Atuou como Professor EBTT no Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará - Campus Jaguaribe, onde ministrou as disciplinas de Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Ecologia Regional. Atualmente é docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro nos ambientes: Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Zona costeira, Semiárido, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Caatinga, Cerrado e Pantanal.

Danielle Peretti, UERN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1997), especialista em ecologia (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua nos temas: ecologia alimentar de peixes, planície de inundação e ambientes aquáticos continentais pertencentes ao bioma Caatinga.

José Luis Costa Novaes, UFERSA

Eu sou graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Área de Concentração: Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus - Botucatu (2008). Pos-doutorado na University of North Texas (2014). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN (UFERSA) desde de 2009, sendo hoje Professor Associado I, onde ministra disciplinas na graduação de Engenharia de Pesca (Ictiologia e Ecologia) e Biotecnologia (Ecologia e Biodiversidade). Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Ecologia da UFERSA. Tenho interesse nas areas de ecologia de comunidades aquaticas, em especial reservatórios, conservação biológica, biodiversidade de regiões árida e semiárida.

Rodrigo da Silva Costa, UFERSA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS; 2001) com mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003) com ênfase em manejo pesqueiro. Tenho interesse em temas relacionados com ecologia aquática, ecologia de peixes, pesca, modelagem ecológica, indicadores ambientais e gestão de recursos naturais. Atualmente professor Associado III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA; Mossoró-RN) com experiência administrativa como chefe do Departamento de Ciências Animais (DCAn - Gestão 2012-2014 e 2014-2016), diretor pro tempore e atualmente como diretor efetivo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (gestão 2017-2021). Fui professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPA/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPEC/UFERSA).

Jean Carlos Dantas de Oliveira, UERN

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2015). Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2020). Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em comunidades e ecologia trófica de peixes e Anfíbios do bioma Caatinga. Atualmente (2023-) realiza estágio pós-doutoral no programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN.

Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, UFERSA

Possui Graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Pesca (Ufersa), com Mestrado em Ciência Animal - Ecologia e Conservação do Semiárido - e Doutorado em Ciência Animal - Produção e Conservação Animal no Semiárido - pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. É Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde ministrou as disciplinas de Projeto Auxiliado por Computador e Expressão Gráfica, ambas no Curso de Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia e, atualmente, ministra as disciplinas de Legislação ambiental aplicada à pesca e aquicultura e Piscicultura, ambas no curso de Engenharia de Pesca. Possui experiência na área de Engenharia Ambiental e de Pesca, atuando principalmente na Gestão ambiental de ecossistemas costeiros; Recuperação de manguezais; Monitoramento ambiental de estuários; Levantamentos de biodiversidade de ecossistemas salinos; Levantamentos Topográficos e Licenciamento Ambiental.

Louize Nascimento

Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Licenciada em Geografia pela Claretiano - Centro Universitário, Especialista em Geografia e Meio Ambiente (FAVENI) e Geografia do Brasil (FAVENI), Mestra em Manejo de Solo e Água (Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais pelo uso do solo e da água) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais da Zona Costeira) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

16-02-2024

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. de; PERETTI, D.; NOVAES, J. L. C.; COSTA, R. da S.; OLIVEIRA, J. C. D. de .; FERNANDES, R. T. V.; NASCIMENTO, L. Ictiofauna em três reservatórios do Rio Apodi-Mossoró, semiárido brasileiro, antes da transposição do Rio São Francisco: Ichthyofauna in Three Reservoirs of the Apodi-Mossoró River, Brazilian Semiarid, Before the Transposition of the São Francisco River. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 37–44, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34680. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/34680. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos