Modelos de previsão da resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos

Models for predicting the shear strength of municipal solid waste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID37289

Resumo

A estabilidade de taludes em aterros sanitários frequentemente é comprometida por estimativas imprecisas dos parâmetros de resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), os quais são heterogêneos e dinâmicos. Neste contexto, o presente estudo objetiva desenvolver modelos estatísticos capazes de predizer parâmetros geomecânicos (tensão cisalhante, coesão interceptada e ângulo de atrito) de RSU com diferentes idades, teores de umidade e pesos específicos, em condições saturadas e não saturadas. O campo experimental foi o Aterro Sanitário de Campina Grande-PB. A metodologia baseou-se em ensaios de cisalhamento direto, seguindo o critério de ruptura de Mohr-Coulomb, com delineamento composto central e variáveis controladas. Os modelos obtidos demonstraram elevada acurácia estatística e se revelaram instrumentos eficazes na estimativa dos parâmetros de resistência dos RSU, podendo subsidiar projetos e operações mais seguros e economicamente viáveis em aterros sanitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Araujo Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia Civil e Ambiental, mestre em Engenharia Civil e Ambiental, especialista em Educação e em Gestão e Auditoria Ambiental, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental e licenciado em Ciências Agrárias. Professor do Curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Saneamento e Geotecnia Ambiental e do Laboratório de Geotecnia Ambiental (CCBL/UFMA). Integrante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde coordena o subgrupo de ensaios geotécnicos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Geotecnia Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos e Aterro Sanitário.

Victor Emmanuel Avelino Gomes Bahia, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estudante de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG. Atualmente é integrante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA), onde participa do monitoramento Aterros Sanitários e desenvolvimento de pesquisas.

Márcio Camargo de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1999) e Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER em Campina Grande-PB (2019), Graduando em Engenharia Civil pela Universidade de Salvador -UNIFACS (2019). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco (2003) e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (2011). Professor Associado I do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Coordenador do Laboratório de Geotecnia Ambiental e Biologia Molecular (LGABM). Atua nas áreas de geotecnia ambiental, recursos hídricos e saneamento ambiental com ênfase em contaminação e remediação de solos por sistemas biológicos, tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos e gasosos. Membro do Grupo de Geotecnia Ambiental da UFCG (GGA/UFCG) e faz parte da Equipe de Monitoramento dos Aterros Sanitários em Campina Grande-PB , Aterro Sanitário e Industrial de Belém do Brejo de Cruz-PB.

Veruschka Escarião Dessoles Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em "Mecánica del Suelo e Ingénieria de Cimentaciones" pelo Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas - CEDEX. Madrid- España, (1994). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GGA/ UFCG) e dos Planos de Monitoramento dos Aterro Sanitários dos Municípios de Campina Grande-PB e Sousa-PB. Membro da equipe de Monitoramento Geoambiental do Aterro Sanitário do Município de Sumé-PB e do Aterro Sanitário e Industrial do Município de Belém do Brejo do Cruz-PB.

William de Paiva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação(IPOG), e é professor da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, ensaios de laboratório em solos, Geoestatística e Estatística Aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC) , além de trabalhos com Inteligência Artificial por meio das Redes Neurais Artificiais.

Publicado

14-05-2025

Como Citar

NETO, Claudio Araujo; BAHIA, Victor Emmanuel Avelino Gomes; MELO, Márcio Camargo de; MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles; PAIVA, William de. Modelos de previsão da resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos: Models for predicting the shear strength of municipal solid waste. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 825–840, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID37289. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/37289. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos