Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP): um meio rápido e acurado para monitoramento de aterros sanitários

Remotely Piloted Aircraft Systems (RPAS): a fast and accurate way for monitoring landfills

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID39327

Resumo

Os aterros sanitários são uma das principais alternativas para a disposição de resíduos sólidos no Brasil. No entanto, muitos deles se transformaram em lixões a céu aberto devido às ineficiências operacionais, destacando a necessidade de monitoramento ambiental. Este estudo avaliou a aplicabilidade de ortomosaico e de modelo digital de superfície obtidos via aeronave remotamente pilotada para o monitoramento de aterros sanitários. A área de estudo foi o aterro sanitário de Cuiabá, Brasil. O aerolevantamento seguiu procedimentos fotogramétricos, utilizando pontos de controle coletados com GPS geodésico para garantir a correção da altitude. As imagens capturadas foram processadas por meio de software de fotogrametria para produção do ortomosaico e do modelo digital de surperfície de alta resolução. A análise revelou problemas críticos na estrutura e operação do aterro, como vazamentos de chorume, abandono de lagoas de tratamento de chorume, exposição inadequada de resíduos e evidências de queimada de resíduos sólidos. Essas condições representam riscos ambientais significativos, como contaminação do solo e de águas subterrâneas, bem como impactos à saúde pública. O estudo conclui que a aeronave remotamente pilotada é uma ferramenta eficiente para monitoramento contínuo de aterros sanitários, fornecendo dados precisos para identificar falhas operacionais e melhorar a gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Fernanda da Cunha Tasca, no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso,

Engenheira Sanitarista e Ambiental, mestra em física ambienta - Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso. perita do ministério público do estado de mato grosso. barbarafernandatasca@gmail.com (Autor correspondente)

Publicado

09-06-2025

Como Citar

TASCA, Bárbara Fernanda da Cunha; FRANCO, Fernanda Miguel; SIQUEIRA, Auberto José Barros. Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP): um meio rápido e acurado para monitoramento de aterros sanitários: Remotely Piloted Aircraft Systems (RPAS): a fast and accurate way for monitoring landfills. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 955–969, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID39327. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/39327. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos