Desafios e perspectivas do cadastro ambiental rural: um olhar sobre a bacia hidrográfica do rio Cachoeira, Bahia, Brasil

Challenges and perspectives of the rural environmental registry: a look at the Cachoeira river basin, Bahia, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40161

Resumo

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), instituídos pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), são ferramentas críticas para a gestão ambiental de propriedades rurais no Brasil.  Apesar de avanços em sua implementação, o CAR apresenta desafios como sobreposição de imóveis, inconsistências de dados e discrepâncias nas declarações de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL). Este estudo analisou a eficácia do CAR na bacia do rio Cachoeira, sul da Bahia, Brasil, comparando seus dados gráficos e declaratórios com sistemas de cadastro existentes. Os resultados revelaram deficiências na integração entre bases de dados, erros técnicos e lacunas na conformidade ambiental. Sugere-se a criação de protocolos padronizados para validação do CAR, além da implementação do modelo internacional de administração fundiária (Land Administration Domain Model - LADM) no Brasil, visando harmonizar sistemas e garantir precisão cartográfica. Além disso, é essencial promover a conscientização dos produtores sobre obrigações legais e práticas de conservação ambiental. A padronização proposta pode mitigar conflitos, aprimorar a regularização ambiental e apoiar políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Santana dos Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela UniversidadeEstadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador Geral de Regularização Fundiária no INCRA.Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992).Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2002).Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2011).Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA SR-05 ( BA) desde 1997. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ilhéus (2021).

Marciel Elio Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor efetivo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus deVitória da Conquista. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oestedo Paraná (2009). Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pelaUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD-2010/2012). Doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS- 2012/2016).Professor convocado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Campus deAquidauana (2014-2016). Professor visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC em Ilhéus/BA, de 2016 a 2022. Membro permanente do Programa de pós-graduaçãoem Sistemas Aquáticos Tropicais (PPGSAT), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PGDMA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCIFLOR).  Atualmente professor das disciplinas de Estatística, Ecologia de Ecossistemas e Introdução ao uso do software R em análises estatísticas na Pós-graduação e Estatística na Graduação.

Publicado

26-11-2025

Como Citar

REIS, Ernesto Santana dos; RODRIGUES, Marciel Elio. Desafios e perspectivas do cadastro ambiental rural: um olhar sobre a bacia hidrográfica do rio Cachoeira, Bahia, Brasil: Challenges and perspectives of the rural environmental registry: a look at the Cachoeira river basin, Bahia, Brazil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 297–309, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40161. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/40161. Acesso em: 1 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos