Ilhas de calor em superfícies urbanas no Centro-Oeste brasileiro: um estudo de caso

Heat islands on urban surfaces in the Brazilian Midwest: a case study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40548

Resumo

A permeabilidade representa a capacidade de a água infiltrar na superfície do solo. Em superfícies urbanas como, ruas asfaltadas, edificações sob solos impermeáveis, resistentes a permeabilidade e infiltração, levam à ocorrência de impactos distintos sobre o ambiente, dentre eles, o fenômeno de ilhas de calor. Tal fenômeno se caracteriza pelo aumento da temperatura nos centros urbanos em comparação ao entorno.  Sendo assim, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto da permeabilidade para formação de ilhas de calor em uma área de um bairro localizado na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. Para tanto, verificou-se a intensidade de ilha de calor por meio de medições in loco situadas no bairro mais adensado e verticalizado de Goiânia, o Setor Bueno. A partir destas medições, realizou-se o mapeamento da permeabilidade e temperatura superficial no entorno dos pontos de coleta, com imagem Landsat-08. Os resultados das medições permitiram verificar que, usualmente, as formações de ilha de calor são mais intensas nas madrugadas (á noite), atingindo amplitude de até 10° C (ilha de calor de magnitude muito forte). Os resultados evidenciam produtos da correlação entre a formação das ilhas de calor urbanas com as tipologias de uso e ocupação solo urbano destacando: adensamento urbano e impermeabilidade para a localidades com maiores ocorrências de ilha de calor urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

karla Emmanuely Ribeiro Hora, UFG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás - UCG (2001), mestrado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambiental da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG (2003) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná - MADE / UFPR(2009). Atuou em funções de direção e técnica na administração pública municipal nas áreas de: planejamento urbano ambiental e saneamento ambiental. Exerceu a função de Diretora de Políticas para Mulheres no Ministério do Desenvolvimento Agrário (período de outubro/2012-março/2015) e de Diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG (período maio/2019 a maio/2023). É professora Associado, lotada na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG) e docente nos Programas de Pós Graduação Projeto e Cidade (PROCIDADES/FAV/UFG) e Ciências Ambientais (PPGCIAMB/UFG). Os temas recentes de pesquisa versam sobre: Planejamento Urbano e Ambiental; Agricultura Urbana e Periurbana; Tecnologias Sociais, Habitação Rural e Gênero; Gênero e Cidades; Conflitos socioambientais e o extrativismo agrário.

Publicado

04-12-2025

Como Citar

LOPES, Estéfane da Silva; HORA, Karla Emmanuely Ribeiro. Ilhas de calor em superfícies urbanas no Centro-Oeste brasileiro: um estudo de caso: Heat islands on urban surfaces in the Brazilian Midwest: a case study. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 326–346, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40548. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/40548. Acesso em: 1 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos