Eficácia das práticas de Gestão Ambiental na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Stoessel de Brito, NE-Brasil

Effectiveness of Environmental Management practices in the Stoessel de Brito Private Natural Heritage Reserve (RPPN), NE- Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2026v12n1ID42087

Resumo

Nos últimos anos, tem-se registrado um aumento significativo no interesse de proprietários em converter parte de suas propriedades em áreas protegidas, como as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), integrando políticas de desenvolvimento econômico, social e ambiental às diretrizes de conservação. Nesse contexto, diferentes metodologias foram desenvolvidas para avaliar a efetividade dessas unidades, entre as quais se destaca o Rapid Assessment and Prioritization of Protected Area Management (RAPPAM). Este estudo teve como objetivo aplicar o método RAPPAM na avaliação da gestão ambiental da RPPN Stoessel de Brito. A obtenção dos dados foi realizada por meio de entrevista estruturada e de visita técnica in loco, permitindo identificar as principais potencialidades e fragilidades da unidade. Os resultados apontaram nível médio de efetividade de gestão, indicando condições satisfatórias para a conservação, mas ainda com limitações que reduzem a eficiência do manejo. Verificou-se que a área apresenta características favoráveis à manutenção e ao equilíbrio do ecossistema de Caatinga, com tendência de aprimoramento da gestão nos próximos anos. Conclui-se que o fortalecimento das ações de planejamento e gestão é essencial para elevar a eficácia das RPPNs enquanto instrumentos de conservação da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jerônimo Lucena de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel e Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN. Especialista em Gestão ambiental e energias renováveis, também em Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento, ambos pelo Centro universitário Celso Lisboa. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGE/CCHLA/UFRN). Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Desenvolve estudos no âmbito da Fitoecologia de ecossistemas tropicais no semiárido brasileiro, com abordagem da ecologia de paisagem, recuperação de área degradada, sucessão ecológica, métricas de paisagem e análise da paisagem em SIG.

Davi do Vale Lopes, Universidade Federal do RIo Grande do Norte

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (UFV). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES).

Andreza Viana Fonseca, Universidade do Pernambuco - UPE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-UPE). Bacharelanda em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN) e licenciada em Geografia pela mesma instituição de ensino.

Igor Bulhões Barros, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Geografia pelo Programa PropGeo na Universidade Estadual do Ceará UECE. Graduado no curso de licenciatura em Geografia pela UPE campus Garanhuns. 

Maria Lúcia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Publicado

09-01-2026

Como Citar

OLIVEIRA, Paulo Jerônimo Lucena de; LOPES, Davi do Vale; FONSECA, Andreza Viana; BARROS, Igor Bulhões; CRUZ, Maria Lúcia Brito da. Eficácia das práticas de Gestão Ambiental na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Stoessel de Brito, NE-Brasil : Effectiveness of Environmental Management practices in the Stoessel de Brito Private Natural Heritage Reserve (RPPN), NE- Brazil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 25–39, 2026. DOI: 10.21680/2447-3359.2026v12n1ID42087. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/42087. Acesso em: 11 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos