Caracterização paleoambiental do baixo curso do rio Mourão, Paraná – Brasil

Paleoenvironmental characterization of the lower course of the Mourão River, Paraná – Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2026v12n1ID42566

Resumo

O estudo analisou o processo de formação de um terraço aluvial no baixo curso do rio Mourão (Engenheiro Beltrão/Paraná/Brasil), via identificação e quantificação de fitólitos e espículas de esponjas de água doce de um testemunho sedimentar de 75 cm de profundidade (Datação 14C = 2.770 anos cal. AP.). A partir de 45 cm foi possível o estabecimento de índices fitolíticos (Cobertura Arbórea; Adaptação a Áridez e Estresse Hídrico). Foram identificadas três zonas paleoambientais: i) 75 a 65 cm - areia e argila (~ 40%), baixa preservação e diversificação de fitólitos (< 100), sem espículas - período sem água/pouco tempo de residência de água;  ii) 65 a 15 cm - predomínio de argila (máx. 60%), aumento da diversificação e concentração de fitólitos da base para o topo (máx. 220), índices fitolíticos relacionados à maior proporção de dicotiledôneas (arbóreas e arbustivas), presença de Poaceae mesófilas,  fitólitos de Podostemaceae e de espiculas de esponjas (gemoscleras de Oncosclera navicella) - formação da planície aluvial; iii) 15 a 0 cm -  predomínio de argila (55%), concentração de fitólitos (> 250), ausência de espiculas e fitólitos de Podostemaceae, índices fitolóticos relacionados a presença de Poaceae xerófitas e redução da cobertura arbórea - estabelecimento do terraço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Parolin, Universidade Estadual do Paraná

Licenciado em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam (1989), Campo Mourão/Paraná; Mestrado em Ciências Ambientais – Universidade Estadual de Maringá – Programa de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais – 2001 (PEA/UEM), Maringá/Paraná; Doutorado em Ciências – 2006 (PEA – UEM); Estágio Pós-Doutoral na Universidad Nacional de Mar del Plata, Mar del Plata/Argentina – 2016. Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR/Campo Mourão desde 1995; Docente Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da UEM (2012 até o presente); Docente Permanente do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná/Paranavaí (2025); Bolsista Produtividade do CNPq nível 2 (2024 até o presente). Fundador e Coordenador do Laboratório de Estudos Paleoambientais da Unespar (Lepafe) e Fundador e Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Microplásticos – Paraná (Lapemi), vinculado a Unespar. Pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente GEMA/UEM

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9805072502886857

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3934-5535

 

Luan Maler de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (2019); especialista em Metodologias Ativas e Inovação no Ensino Superior pelo mesmo centro universitário (2020); mestre em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá (Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada – PGB/UEM, 2023) e, atualmente, doutorando no mesmo programa. É membro do Laboratório de Ecologia Energética (UEM) e Laboratório de Estudos Paleoambientais da Universidade Estadual do Paraná (Lepafe/Unespar) desde 2023, atuando em pesquisas com fitólitos, espículas de esponjas de água doce e peixes bentônicos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3932141504425027

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4138-7232

João Claudio Alcantara dos Santos, Centro Universitário Integrado

Possui Graduação em Geografia (2013) e Turismo e Meio Ambiente (2008) pela Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão, mestrado (2013) e doutorado (2018) em Geografia com ênfase em Análise Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Atualmente é professor no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão ministrando as disciplinas de Geologia e Hidrologia aplicada a Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Pedologia e gênese do solo e Manejo e Conservação do solo e água no curso de Agronomia. É também docente de Geografia no Ensino Médio no Centro Educacional Cianorte (CEC). Em 2024, ingressou na Secretaria Estadual de Educação do Paraná como professor QPM de Geografia. Possui experiência nas áreas de: análise ambiental, biogeografia, mudanças ambientais no quaternário, bacias hidrográficas, solos, análise de carga suspensa de rios e ensino em Geografia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2810213728213512

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5531-3596

Nelson Vicente Lovatto Gasparetto, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Geociências (Geoquímica de superfície) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo. Professor Aposentado do Departamento de Geografia da UEM. Pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA/UEM da Universidade Estadual de Maringá - PR. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese de solos tropicais, degradação ambiental do meio físico, uso do solo e mapeamento geoambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5303809360596906

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1293-4110

Publicado

06-04-2026

Como Citar

PAROLIN, Mauro; OLIVEIRA, Luan Maler de; SANTOS, João Claudio Alcantara dos; GASPARETTO, Nelson Vicente Lovatto. Caracterização paleoambiental do baixo curso do rio Mourão, Paraná – Brasil: Paleoenvironmental characterization of the lower course of the Mourão River, Paraná – Brazil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 231–242, 2026. DOI: 10.21680/2447-3359.2026v12n1ID42566. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/42566. Acesso em: 7 abr. 2026.

Edição

Seção

Artigos