ENSINO E PROJETO URBANO: UMA RESPOSTA AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Maria Paula Albernaz Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB/FAU/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16533

Palavras-chave:

arquitetura e urbanismo, projeto urbano, ensino de arquitetura, acupuntura urbana, cidade do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo visa contribuir para reflexão acerca da relação entre o ensino de arquitetura e o projeto urbano, avaliando aspectos a serem considerados no contexto das metrópoles latino-americanas e as particularidades de um projeto voltado a melhoria da qualidade de vida urbana. Com este propósito analisa por um lado, temáticas relacionadas à Metrópole do Rio de Janeiro; e por outro, os fundamentos teóricos, metodologias e ferramentas pedagógicas tendo como referência uma experiência de ensino de projeto urbano realizada no âmbito de disciplina da grade curricular do curso de graduação de arquitetura e urbanismo. Para exemplificar e analisar as questões apresentadas utiliza produtos acadêmicos elaborados por equipes de alunos da disciplina que adotaram premissas diferenciadas e chegaram a resultados variados. Em complemento também são apresentados premissas e resultados de projeto de pesquisa e extensão que servem de insumo permanente para alimentar a discussão pedagógica. A partir daí, avalia-se a necessidade ao lidar com o projeto urbano de se criar novas lógicas mais próximas das pessoas afetadas, associando-o a uma visão do cotidiano, que possibilite reconstruir ambientes urbanos coerentes com demandas da metrópole latino-americana contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Paula Albernaz, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB/FAU/UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da mesma faculdade. Diretora Adjunta de Extensão da Faculdade de 2010 a 2014. Atuou profissionalmente no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Autora de livros sobre história urbana, manuais para Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e um dicionário de arquitetura. Desenvolve pesquisa sobre formas de ocupação na metrópole do Rio de Janeiro, e projeto de extensão visando valorização cultural e desenvolvimento urbano dos subúrbios cariocas. Linhas de pesquisa: morfologia, estruturação e projeto do espaço urbano.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

ALBERNAZ, M. P. ENSINO E PROJETO URBANO: UMA RESPOSTA AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 20–33, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16533. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16533. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ENSINO