ENSINO E PROJETO URBANO: UMA RESPOSTA AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

  • Maria Paula Albernaz Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB/FAU/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16533

Palabras clave:

arquitetura e urbanismo, projeto urbano, ensino de arquitetura, acupuntura urbana, cidade do Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo visa contribuir para reflexão acerca da relação entre o ensino de arquitetura e o projeto urbano, avaliando aspectos a serem considerados no contexto das metrópoles latino-americanas e as particularidades de um projeto voltado a melhoria da qualidade de vida urbana. Com este propósito analisa por um lado, temáticas relacionadas à Metrópole do Rio de Janeiro; e por outro, os fundamentos teóricos, metodologias e ferramentas pedagógicas tendo como referência uma experiência de ensino de projeto urbano realizada no âmbito de disciplina da grade curricular do curso de graduação de arquitetura e urbanismo. Para exemplificar e analisar as questões apresentadas utiliza produtos acadêmicos elaborados por equipes de alunos da disciplina que adotaram premissas diferenciadas e chegaram a resultados variados. Em complemento também são apresentados premissas e resultados de projeto de pesquisa e extensão que servem de insumo permanente para alimentar a discussão pedagógica. A partir daí, avalia-se a necessidade ao lidar com o projeto urbano de se criar novas lógicas mais próximas das pessoas afetadas, associando-o a uma visão do cotidiano, que possibilite reconstruir ambientes urbanos coerentes com demandas da metrópole latino-americana contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Paula Albernaz, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB/FAU/UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da mesma faculdade. Diretora Adjunta de Extensão da Faculdade de 2010 a 2014. Atuou profissionalmente no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Autora de livros sobre história urbana, manuais para Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e um dicionário de arquitetura. Desenvolve pesquisa sobre formas de ocupação na metrópole do Rio de Janeiro, e projeto de extensão visando valorização cultural e desenvolvimento urbano dos subúrbios cariocas. Linhas de pesquisa: morfologia, estruturação e projeto do espaço urbano.

Citas

BREU, Maurício de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: IPP, 2006. [1987]

BUDETT, Ricky; RODE, Philipp (orgs.) The endless city. London & New York: Phaidon Press, 2007.

CÂMARA METROPOLITANA DE INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL. Caderno metropolitano 1: a retomada do planejamento. Rio de Janeiro, novembro de 2015. http://www.camarametropolitana.rj.gov.br/cadernos/CADERNO1.pdf. Acesso em setembro de 2018.

PETRAGLIA, Carmen Lúcia;LEITE, Vera França e(coords.). Caderno metropolitano 2: centralidades: territórios de perspectivas para políticas públicas. Rio de Janeiro: Câmara Metropolitana de Integração Governamental, 2017.http://www.camarametropolitana.rj.gov.br/cadernos/CADERNO2.pdf. Acesso em setembro de 2018.SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.SECCHI, Bernardo. Primeira lição de urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2006. (2000, edição italiana).

TSIOMIS, Yannis. “Projeto Urbano, Embelezamento e Reconquista da Cidade”. In: PINHEIRO MACHADO, Denise B.; VASCONCELLOS, Eduardo Mendes. Cidade Imaginação. Rio de Janeiro; UFRJ/PROURB, 1996. pp.24-29.

Publicado

19-12-2018

Cómo citar

ALBERNAZ, M. P. ENSINO E PROJETO URBANO: UMA RESPOSTA AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 20–33, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16533. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16533. Acesso em: 10 ene. 2025.

Número

Sección

ENSINO