A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DE CASO PARA O PROCESSO DE PROJETO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROJETO PAISAGÍSTICO

Autores

  • Thais Lohmann Provenzano Avantis.
  • Jéssica Pinto de Souza Faculdade Avantis
  • Juliana Tasca Tissot UFSC/ AVANTIS

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16536

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Metodologia Ativa, Projeto de Paisagismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o relato da experiência de implantação de Metodologias Ativas através da utilização de Estudos de Casos, na disciplina de Projeto de Paisagismo, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Avantis. O Estudo de Caso foi selecionado por possibilitar aos alunos um contato com situações que podem ser encontradas na profissão, e habituá-los a analisá-las em seus diferentes ângulos antes de tomar uma decisão projetual. O trabalho foi desenvolvido através de análise de projetos de profissionais paisagistas, indicados pelos professores, e escolhidos por sua contribuição efetiva em projetos desta temática. Os alunos, divididos em grupos, realizaram pesquisas sobre um projeto existente, na metodologia baseada em precedentes, ao qual apoia-se na ideia de que a maioria dos problemas apresentam similaridade com outros precedentes, podendo facilitar o entendimento e a resolução dos mesmos. Este método permite que o aluno consiga realizar uma compreensão global sobre um determinado assunto, realizando análises e interpretações que o ajudam no entendimento de um tema específico. Como resultado final, desenvolveram um painel contendo desenhos técnicos, textos e imagens em geral do projeto estudado. Estes painéis foram expostos, apresentados e discutidos em sala de aula com todos os alunos. Podemos concluir que o Estudo de Caso para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo se apoia na ideia de que novas soluções podem ser baseadas em experiências previamente existentes. O aluno, por sua vez, adquire repertório como um precioso acervo que pode ser utilizado em várias circunstâncias relacionadas ao projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Lohmann Provenzano, Avantis.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC.

Docente na Faculdade Avantis em Balneário Camboriú/SC.

Jéssica Pinto de Souza, Faculdade Avantis

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC.

Docente na Faculdade Avantis em Balneário Camboriú/SC.

Juliana Tasca Tissot, UFSC/ AVANTIS

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC.

Docente na Faculdade Avantis em Balneário Camboriú/SC.

Referências

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.Semina: Ciências Sociais e Humanas, [s.l.], v. 32, n. 1, p.25-40, 27 mar. 2011.

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação [online], Recife, v. 1, n.2, 2012. Disponível em: <http://www.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14>.ISSN 2237-9703.

GOMES, Maria Paula Cequeira;RIBEIRO; Victoria Maria Brant; LEHER, Elizabeth Menezes Teixeira; LOUZADA,Rita de Cássia Ramos.O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde-avaliação dos estudantes.Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010.

PAIVA; M. R.; PARENTE, J. R.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas De Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. In: Sanare, Sobral -V.15 N.02, P.145-153, 2016.

PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods. 3 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.

PINTO, A. S. S.; BUENO, M. R. P.; SILVA, M. A. F. A.; SELLMAN, M. Z. & KOEHLER, S. M. F. Inovação Didática: Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”.Janus, Lorena, ano 6, n. 15, 2012.

VOORDT, Theo J. M. van der; WEGEN, Herman B. R. van. Arquitetura sob o olhar do usuário. São Paulo: Oficina de Textos, 2013

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

PROVENZANO, T. L.; DE SOUZA, J. P.; TISSOT, J. T. A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DE CASO PARA O PROCESSO DE PROJETO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROJETO PAISAGÍSTICO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 61–70, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16536. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16536. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ENSINO