DA TEORIA À PRÁTICA DOS ESCRITÓRIOS: APROXIMAÇÕES E SINGULARIDADES PROJETUAIS EM ARQUITETURA E DESIGN

  • Letícia Vasconcelos Morais Garcez Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-0457-7646
  • Patrícia Ribeiro Doutora, Professora, PPGAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - UFU,
  • Juliano Pereira Doutor, Prof. PPGAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - UFU,
Palavras-chave: Metodologia de Projeto em Arquitetura, Metodologia de Projeto em Design, Processo de Projeto, Teoria e Prática do Projeto, Análise Metodológica Projetual

Resumo

A similaridade teórica, técnica, prática e metodológica que permeia a Arquitetura e o Design se apoia no fato de ambas utilizarem seus conhecimentos para ordenar e configurar soluções projetuais. O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, intitulada “Investigação sobre aproximações e singularidades nos métodos e processos de projeto em arquitetura e design: da teoria à prática dos escritórios”, cujo objetivo é abordar as questões de metodologia de projeto da Arquitetura e do Design, identificando situações de aproximações e singularidades em seus contextos teóricos e práticos. Para verificar as interlocuções entre as duas áreas, especialmente na prática profissional, foram realizadas investigações de caráter qualitativo, guiadas por questionários que foram aplicados em escritórios ativos no mercado brasileiro. Tais escritórios foram selecionados e classificados em três categorias, conforme o campo de atuação: desenvolvimento de projetos de arquitetura, desenvolvimento de projetos de design e por fim, escritórios que desenvolvem tanto projetos de arquitetura, quanto de design. Foram realizadas análises comparativas acerca dos métodos e processos de projetos utilizados a fim de verificar se na prática profissional existem realmente interlocuções dos métodos de criação dos projetos. Acredita-se que estas investigações apontam um panorama da formação do projetista, bem como o seu processo de projetar. A relevância deste estudo se afirma no fato de que, embora existam literaturas específicas sobre metodologia de projeto de Arquitetura e metodologias de Design, ambos apresentam similaridades em seus processos de projeto, sejam elas através da utilização das mesmas etapas e sequências ou das técnicas empregadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2017
Como Citar
GARCEZ, L. V. M.; RIBEIRO, P.; PEREIRA, J. DA TEORIA À PRÁTICA DOS ESCRITÓRIOS: APROXIMAÇÕES E SINGULARIDADES PROJETUAIS EM ARQUITETURA E DESIGN. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 2, n. 3, p. 93-107, 18 dez. 2017.
Seção
PESQUISA