EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL

Autores

  • Vanessa Goulart Dorneles Universidade Federal de Santa Maria
  • Vera Helena Moro Bins Ely Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Ensino, Projeto, Desenho Universal

Resumo

O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal.

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Biografia do Autor

Vanessa Goulart Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e de Espaços Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, acessibilidade, ergonomia, psicologia ambiental e desenho universal. Ultimamente tem se dedicado aos temas de ensino de arquitetura, urbanismo e paisagismo, bem como processos de projeto centrado nos usuários.

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

DORNELES, V. G.; BINS ELY, V. H. M. EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 08–22, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO