EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo, Ensino, Projeto, Desenho UniversalResumo
O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal.
Downloads
Referências
BINS ELY, V. H. M.; DORNELES, V. G.; PAPALEO, M. K. Desenho Universal Aplicado ao Paisagismo: CD-ROM. Florianópolis: PetARQ/UFSC, 2008.
CAMBIAGHI, S. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva 2006.
DEVLIEGER, P.; FRANK, R.; PFEIFFER, D. Rethinking Disability.Antwerpen -Apeldoorn: Garant, 2003.
DISCHINGER, M. Designing for all senses: accessible spaces for visually impaired citizens. Thesis (for the degree of Doctor of Phiolosophy) Göteborg, Sweden: Department of Space and Process School of Architecture, Chalmers University ofTechnology, 2000.
DISCHINGER, M.; BINS ELY, V. H. M.; PIARDI, S. M. D. G. Promovendo a acessibilidade nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. Florianópolis: Ministério Público de Santa Catarina, 2013.
DORNELES, V. G.Estratégias de ensino de desenho universal para Cursos de Arquitetura e Urbanismo. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. 351p. p.
DORNELES, V. G.; AFONSO, S.; BINS ELY, V. H. M. O desenho universal em espaços abertos: uma reflexão sobre o processo de projeto. Gestão e Tecnologia de Projetos, v.v. 8, p.p. 55-67, jan.-jun. , 2013. http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v8i1.251
FROYEN, H. Universal Design, a Methodological Approach.Boston: The Institute for Human Centered Design, 2012.
HERSSENS, J. Designing Architecture for More. A Framework of Haptic Design Parameters with the Experience of People Born Blind. (Doctoralthesis). Department of Arts and Architecture, PHL University College-University Hasselt: Association Faculty Universiteiten and Hogescholen Limburg, Hasselt, 2011.
HEYLIGHEN, A.; BIANCHIN, M. Can crap design be inclusive?In: Proceedings of the 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology., March 22-25, p.55-62, 2010.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
MACE, R. Universal Design, Barrier Free Environments for Everyone.Los Angeles: Designers West, 1985.
MACE, R. L.; HARDIE, G. J.; PLACE, J. P. Accessible Environments: Toward Universal Design.Raleigh, NC: Center for Universal Design, 1996.
OSTROFF, E. Chapter 1. Universal Design: The new paradigm.In: Wolfgang F.E.Preiser e Elaine Ostroff (Ed.). Universal Design Handbook. New York: McGraw-Hill, 2001.
SCHÖN, D. A.Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design Creating Inclusive Environments.Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2012.
WELCH, P. Strategies for Teaching Universal Design.Boston, USA: Adaptive Environments Center, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.