EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL

Autores

  • Vanessa Goulart Dorneles Universidade Federal de Santa Maria
  • Vera Helena Moro Bins Ely Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Ensino, Projeto, Desenho Universal

Resumo

O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Goulart Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e de Espaços Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, acessibilidade, ergonomia, psicologia ambiental e desenho universal. Ultimamente tem se dedicado aos temas de ensino de arquitetura, urbanismo e paisagismo, bem como processos de projeto centrado nos usuários.

Referências

BINS ELY, V. H. M.; DORNELES, V. G.; PAPALEO, M. K. Desenho Universal Aplicado ao Paisagismo: CD-ROM. Florianópolis: PetARQ/UFSC, 2008.

CAMBIAGHI, S. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva 2006.

DEVLIEGER, P.; FRANK, R.; PFEIFFER, D. Rethinking Disability.Antwerpen -Apeldoorn: Garant, 2003.

DISCHINGER, M. Designing for all senses: accessible spaces for visually impaired citizens. Thesis (for the degree of Doctor of Phiolosophy) Göteborg, Sweden: Department of Space and Process School of Architecture, Chalmers University ofTechnology, 2000.

DISCHINGER, M.; BINS ELY, V. H. M.; PIARDI, S. M. D. G. Promovendo a acessibilidade nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. Florianópolis: Ministério Público de Santa Catarina, 2013.

DORNELES, V. G.Estratégias de ensino de desenho universal para Cursos de Arquitetura e Urbanismo. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. 351p. p.

DORNELES, V. G.; AFONSO, S.; BINS ELY, V. H. M. O desenho universal em espaços abertos: uma reflexão sobre o processo de projeto. Gestão e Tecnologia de Projetos, v.v. 8, p.p. 55-67, jan.-jun. , 2013. http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v8i1.251

FROYEN, H. Universal Design, a Methodological Approach.Boston: The Institute for Human Centered Design, 2012.

HERSSENS, J. Designing Architecture for More. A Framework of Haptic Design Parameters with the Experience of People Born Blind. (Doctoralthesis). Department of Arts and Architecture, PHL University College-University Hasselt: Association Faculty Universiteiten and Hogescholen Limburg, Hasselt, 2011.

HEYLIGHEN, A.; BIANCHIN, M. Can crap design be inclusive?In: Proceedings of the 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology., March 22-25, p.55-62, 2010.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

MACE, R. Universal Design, Barrier Free Environments for Everyone.Los Angeles: Designers West, 1985.

MACE, R. L.; HARDIE, G. J.; PLACE, J. P. Accessible Environments: Toward Universal Design.Raleigh, NC: Center for Universal Design, 1996.

OSTROFF, E. Chapter 1. Universal Design: The new paradigm.In: Wolfgang F.E.Preiser e Elaine Ostroff (Ed.). Universal Design Handbook. New York: McGraw-Hill, 2001.

SCHÖN, D. A.Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design Creating Inclusive Environments.Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2012.

WELCH, P. Strategies for Teaching Universal Design.Boston, USA: Adaptive Environments Center, 1995.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

DORNELES, V. G.; BINS ELY, V. H. M. EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 08–22, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO