WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16551

Palavras-chave:

Frank Lloyd Wright, Teoria e Projeto de Arquitetura, The Natural House, Usonian House, Workshop

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX.

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Biografia do Autor

Ana Tagliari, Unicamp. FEC DAC PPGATC

Docente da graduação e pós-graduação FEC DAC Unicamp PPGATC.

Atua na área de Projeto de Arquitetura.

Eunice Helena Sguizzardi Abascal, Universidade Mackenzie FAU Mackenzie e PPGAU

Docente da graduação e pós-graduação Universidade Mackenzie. FAU Mackenzie e PPGAU.

Coordenadora do PPGAU Mackenzie

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

TAGLIARI, A.; ABASCAL, E. H. S. WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23–34, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16551. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

ENSINO