WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16551

Keywords:

Frank Lloyd Wright, Teoria e Projeto de Arquitetura, The Natural House, Usonian House, Workshop

Abstract

Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Tagliari, Unicamp. FEC DAC PPGATC

Docente da graduação e pós-graduação FEC DAC Unicamp PPGATC.

Atua na área de Projeto de Arquitetura.

Eunice Helena Sguizzardi Abascal, Universidade Mackenzie FAU Mackenzie e PPGAU

Docente da graduação e pós-graduação Universidade Mackenzie. FAU Mackenzie e PPGAU.

Coordenadora do PPGAU Mackenzie

References

BORTHWICK, M.; FRIEDMAN, A.T. “Frank Lloyd Wright and Feminism: Mamah Borthwick’s Letters to Ellen Key”. The Journal of the Society of Architectural Historians, v. 61, nº. 2, (Jun. 2002), p.140-151.

CAVALCANTE, N.; SILVA, E. A. S.; TRONCOSO, M.U. Projetos como jogos de criação. Revista Projetar. v.2, n.3, dezembro, 2017.

HEARN, F. Ideas that shaped buildings. Cambridge: The MIT Press, 2003.

HOPPEN, D.W. The seven ages of Frank Lloyd Wright: the creative process. New York: Dover Publications, 1998.

LEVINE, N. The architecture of Frank Lloyd Wright. Princeton: Princeton University Press, 1996.

McCARTER, R. Frank Lloyd Wright -Architect. London: Phaidon Press, 1997.

NISSEN, A.From the Cheney House to Taliesin: Frank Lloyd Wright and Feminist Mamah Borthwick. Master of Science in Architecture Studies at the MIT, June, 1988.

PFEIFFER, B.B. The Essential. Frank Lloyd Wright. Critical writings on architecture. Princeton: Princeton University Press, 2008.

PROTO, F. Theory in Architecture: XIII to XX century. Architectural Design(jan/fev 2009).

SUMMERSON, J. A Linguagem Clássica da Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

TAFEL, E. Years with Frank Lloyd Wright. Apprentice to Genius. New York: Dover Publications, 1979.

TAGLIARI,A. Frank Lloyd Wright Princípio, Espaço e Forma na Arquitetura Residencial. 1. ed. São Paulo: Annablume Editora, 2011.

VÁSQUEZ RAMOS, F.G. Os Tratados do século XX. Edições Especiais. ArqUrb. Número 5, primeiro semestre de 2011.

VELOSO, M.; MARQUES, S. A pesquisa como elo entre prática e teoria do projeto: alguns caminhos possíveis. Arquitextos. 088.08 ano08,set.2007.

WRIGHT, F.L. In The Cause of Architecture I: The Logic of the Plan. The Architectural Record, January, 1928.

__________________. An American Architecture. Edited by Edgar Kaufmann. New York: Horizon Press, 1955.

__________________. The Natural House. New York: Horizon Press, 1954.

Published

29-08-2018

How to Cite

TAGLIARI, A.; ABASCAL, E. H. S. WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23–34, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16551. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

ENSINO